São Paulo, sexta-feira, 24 de setembro de 2004

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CAPITALISMO VERMELHO

Juventude Comunista ajudará a popularizar personagens de desenhos; rede de fast food abrirá franquias

Disney e McDonald's avançam na China

CLÁUDIA TREVISAN
DE PEQUIM

Dois dos maiores ícones da cultura norte-americana ganharam sinal verde do governo chinês para expandir sua presença no país. A Disney fechou um acordo com a Juventude Comunista para popularizar seus personagens entre os jovens chineses, enquanto o McDonald's disse ter conseguido autorização para conceder franquias a empresários locais.
O objetivo da Disney é aumentar a familiaridade dos chineses com Tio Patinhas, Mickey Mouse, Pato Donald e outros personagens populares no Ocidente. A campanha é preparatória da abertura de uma Disneylândia em Hong Kong -a ex-colônia britânica que voltou ao domínio da China em 1997. A inauguração deve ocorrer até início de 2006. Também não está descartada a possibilidade de construção de outra Disneylândia em Xangai.
O parque será o segundo da Disney na Ásia, depois de Tóquio, e vai exigir investimento de US$ 1,8 bilhão. A expectativa da empresa é que pelo menos um terço dos visitantes do local venha da China continental.
A campanha envolverá leitura de histórias em lugares públicos, "tours" dos personagens por shoppings e atividades interativas. Jay Rasulo, presidente da divisão de parques e resorts da Walt Disney, disse à Reuters que esse tipo de campanha não foi necessária quando a empresa abriu parques no Japão e na Europa. "Nós tivemos de ser inovadores. Se você olhar para a Europa ou para Tóquio, a compreensão da marca é muito maior."

Fast food
O McDonald's, maior rede de fast food do mundo, também tem planos de aumentar sua presença na China, por meio de franquias. Atualmente, a empresa administra diretamente as quase 600 lojas que possui no país. Com a autorização do governo para realizar contratos de franquia com os chineses, a expectativa é ter 120 novos locais a cada ano.
Cerca de 70% do faturamento do McDonald's em todo o mundo vem de contratos de franquia. O chefe da empresa na China, Peter Tan, afirmou que obteve autorização verbal do governo para abrir franquias e acrescentou que a autorização oficial virá até o fim do ano. A mudança permitirá à rede ampliar mais rapidamente sua presença no país, que atinge hoje 105 cidades.
O McDonald's entrou na China em 90, em Shenzhen, que abrigou a primeira Zona Econômica Especial, usada por Deng Xiaoping como laboratório das reformas capitalistas iniciadas em 79. A rede chegou a Pequim em 92.


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