São Paulo, sexta-feira, 24 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMÉRCIO

Setor automotivo tem acordo

Mercosul "desata" nó e conclui oferta à UE

DA REDAÇÃO

O Mercosul concluiu ontem a oferta definitiva que apresentará à União Européia para um acordo de livre comércio, afirmou ontem em Brasília o subsecretário de Integração Econômica do Ministério de Relações Exteriores da Argentina, Eduardo Sigal.
Segundo Sigal, a nova oferta atenderá a algumas das solicitações do bloco europeu, em itens como serviços e compras governamentais. Os negociadores do bloco sul-americano se reuniram nesta semana em Brasília justamente para concluir a proposta.
O Mercosul aumentou de 87,5% para 90% a porcentagem de produtos vendidos pelos europeus cujas tarifas de importação serão reduzidas ou eliminadas na área não-agrícola. A UE ofereceu quase 100% no sentido inverso.
Sigal afirmou ainda que está definida a oferta que será entregue em relação ao comércio de veículos, que havia sido objeto de diferenças dentro do Mercosul, mas não quis dar detalhes. "Chegamos a um acordo e falta apenas o Uruguai consultar sua capital."
"Em matéria de serviços, incorporamos o que havíamos adiantado verbalmente, em questões relacionadas ao setor financeiro, de seguros e resseguros", afirmou o subsecretário argentino.
Conforme a Folha já havia antecipado, a oferta também prevê vantagens para firmas européias nas concorrências do Mercosul: "Trata-se uma melhora integral de nossa parte", disse Sigal.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Panorâmica - Barril de pólvora: Petróleo alcança US$ 49 em NY após um mês
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.