São Paulo, domingo, 24 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Déficit público em queda ajuda a elevar crédito

DA ENVIADA A MUMBAI

A redução da demanda por financiamento do setor público e o aumento da oferta de crédito para as empresas são fatores que explicam o alto crescimento da Índia nos últimos anos, na avaliação de economistas do banco central do país.
Há uma década, o Estado abocanhava 38% dos recursos disponíveis no setor financeiro para financiar o seu déficit, que chegava a 10% do PIB. O percentual caiu para 35% dois anos atrás e hoje está em 30%.
A folga de caixa dos bancos foi transformada em empréstimos para financiar investimentos do setor privado, a uma taxa de juros próxima de 9% ao ano, comparada a cerca de 30% cobrados no Brasil.
Maneesh Kapur, do Departamento de Análise Econômica do banco central, diz que o volume de crédito registrou crescimento de 30% anuais nos dois últimos anos. O estoque de financiamentos hoje é de 40% do PIB -índice que Kapur considera baixo- e deverá crescer nos próximos anos.
O Parlamento indiano está para alterar a lei que fixa em no mínimo 25% o percentual dos depósitos que os bancos devem destinar ao financiamento do déficit público. A mudança dará ao BC o poder de definir o índice, o que permitirá sua redução, na medida em que o déficit diminuir.
Outro problema do setor público é o tamanho da dívida interna, de 78,6% do PIB. Mas o índice tem diminuído desde 2004, quando chegou a 82,5% nessa relação. (CT)


Texto Anterior: Índia esbarra em contrastes para alcançar China
Próximo Texto: Países da Ásia usarão novo "motor" para crescer mais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.