São Paulo, terça-feira, 24 de outubro de 2006

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TELEFONIA

Embratel lidera ranking de reclamações da Anatel

DO "AGORA"

A Embratel lidera o ranking de reclamações da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), com 2,138 queixas sobre chamadas locais a cada mil assinantes. Por causa do alto índice, a agência vai solicitar à empresa um plano de ação para resolver o problema.
O principal motivo, segundo a Anatel, é o atendimento no call center, mas a agência não especificou o produto.
De acordo com a Embratel, a maioria das reclamações se refere ao Plano Livre, que tem tarifação por minuto, ao contrário da principal concorrente nas ligações locais, a Telefônica, que cobra as chamadas dos usuários por pulso. Além disso, a empresa relaciona as reclamações ao fato de os clientes saírem da área de cobertura -o telefone tem acesso sem fio, espécie de tecnologia celular, mas com restrição à mobilidade- e não conseguirem efetuar as ligações.
O levantamento foi divulgado ontem e se refere aos números de agosto.
Considerando as reclamações de todas as empresas, a cobrança das ligações foi a principal queixa. Os usuários questionam o valor cobrado pelas ligações, com tarifação por minuto, e chamadas que alegam não terem feito.
Para ter uma idéia de como o índice da Embratel fugiu aos padrões, ela teve mais do que o triplo de reclamações da segunda colocada no ranking, a Intelig (0,642). Em seguida, aparece a Telefônica (0,496).
A Telefônica não quis comentar o assunto, e a Intelig está avaliando a posição no ranking antes de comentar.


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