São Paulo, sábado, 24 de novembro de 2007

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Mercado Aberto

guilherme.barros@uol.com.br

Iedi apresenta a Mantega propostas para o câmbio

Durante jantar na quinta-feira, em São Paulo, empresários do Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial) cobraram do ministro da Fazenda, Guido Mantega, medidas do governo para conter a desvalorização do dólar.
Os empresários afirmaram que essa situação do câmbio estaria transferindo empregos do Brasil para outros países.
Mantega disse que o governo também se preocupava com o problema no câmbio, mas afirmou que não tinha muito o que fazer.
Seu argumento foi que qualquer interferência no câmbio é muito complicada e poderia não ser bem recebida pelo mercado. O ministro da Fazenda pediu que os empresários dessem algumas sugestões sobre a questão.
O empresário Josué Gomes da Silva, presidente do Iedi e da Coteminas, disse que tinha, sim, algumas propostas a dar para o câmbio. Na verdade, disse que o banqueiro André Esteves, que hoje administra a área de renda fixa no UBS/Pactual em Londres, tinha lhe dito que havia 20 medidas que poderiam ser tomadas para valorizar o dólar no Brasil. O empresário não disse quais seriam as medidas, mas prometeu enviá-las a Mantega o mais rápido possível.
O jantar contou com a presença de vários pesos pesados. Entre eles, José Roberto Ermírio de Moraes, Paulo Cunha, Paulo Francini, José Antônio Martins, Flávio Rocha e outros. Mantega foi acompanhado dos secretários Bernard Appy e Nelson Barbosa.
Os empresários também reclamaram muito da excessiva carga tributária, mas não fizeram nenhum comentário a respeito da CPMF, apesar da defesa enfática feita por Mantega para a sua prorrogação.
O ministro da Fazenda disse que, caso a CPMF não seja prorrogada, o governo será obrigado a cortar investimentos e aumentar impostos.
Já em relação à reforma tributária, Mantega afirmou que deverá encaminhá-la ao Congresso na próxima quinta-feira.

JAZZ ON THE ROCKS
Neste Natal, a marca de uísque Buchanan's vai fazer uma promoção desenhada para o mercado brasileiro. A série de shows de jazz Sala do Professor Buchanan's, que promove no Bourbon Street, em SP, virou uma coleção de DVDs, que será vendida nos supermercados no fim do ano. O material, com trechos de shows de músicos como a "jazz band" Soundscape, Roberto Menescal, Raul de Souza e Zimbo Trio, vai acompanhar a garrafa do uísque. Foram produzidas 12 mil embalagens. A idéia, segundo a distribuidora Diageo, é fortalecer a marca no país, sem, no entanto, tomar a liderança da marca Johnnie Walker. Na última leitura Nielsen, a Buchanan's cresceu 71% em volume de vendas em no Brasil.

NO CARNAVAL
A agência Tudo, do grupo Ypy, quer mudar o clima do Carnaval de Salvador. Para Mauricio Magalhães, sócio da agência, que ganhou a concorrência para comercializar as cotas do Carnaval da cidade no ano que vem, as vendas, que eram feitas pela prefeitura, deixavam os patrocinadores insatisfeitos. "Não tinha uma gestão própria para a festa." Já são patrocinadores para o próximo Carnaval, o banco Itaú, Nova Schin, Vivo e Ponto Frio.

200 ANOS
Em comemoração dos 200 anos da publicidade brasileira, a ABP (Associação Brasileira de Propaganda) realiza, no próximo ano, em São Paulo, o quarto Congresso Brasileiro de Publicidade. O evento acontece após 30 anos desde a edição anterior -o primeiro congresso foi realizado em 1957, o segundo, em 1967, e o terceiro, em 1978.

COMPLEXIDADE
Segundo Dalton Pastore, presidente da ABP, o motivo da demora para a realização do evento é a "complexidade da indústria". "Não temos mais só os meios de comunicação tradicionais de 30 anos, mas dezenas de novas mídias", diz. De acordo com Pastore, a pauta de discussão do evento será realizada por todas as entidades e associações representativas da indústria.

LAVANDERIA
Os juízes federais Fausto Martin de Sanctis e Sergio Moro embarcam hoje para os EUA para conhecer durante duas semanas o funcionamento das agências anti-lavagem de dinheiro. Foram convidados pelo Departamento de Estado. Martin de Sanctis foi o juiz que condenou o ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira; Moro, o que mandou prender a mulher de Beira-Mar.

ÁGUA DE COCO
A W/Brasil acaba de ganhar a conta da Amacoco, da água de coco Kerococo. O grupo deve lançar novo produto no próximo ano.

EXPANSÃO
A Y/Man, de moda masculina, tem plano de expansão com 20 novas unidades até o próximo ano. A estratégia é focar em franquias.

EXEMPLO INDIANO
O diretor-geral da Oppi (Organização dos Produtores Farmacêuticos da Índia), Ajit Dangi, esteve no Brasil, nesta semana, para participar do EniFarmed (evento de fármacos e medicamentos), em SP. Dangi mostrou que a alavancagem da Índia no setor começou quando o governo criou incentivos fiscais, isentando novos investimentos por dez anos. Segundo ele, o país focou na formação de recursos humanos qualificados e na instalação de laboratórios públicos à disposição das empresas. Além disso, a indústria focou na chamada "inovação incremental", que pressupõe a melhoria dos medicamentos já existentes.

IMÓVEL NO CARNÊ
Além de mobília e eletrodomésticos, as Casas Bahia vão incluir imóveis na sua lista de produtos. Em sua quinta edição do feirão de Natal, a Living, braço da Cyrela para o segmento econômico, colocará à venda apartamentos e casas com preço de R$ 55 mil. O planejamento da campanha é da Eugenio. A parcela mínima mensal para comprar uma unidade é de R$ 198.

NO AR
Apesar da crise aérea, a Tour House, de viagens corporativas, registrou aumento de 56% no número de transações nos três primeiros trimestres do ano.

PRODUTIVIDADE: PESQUISA APONTA EUA COMO MODELO EM METODOLOGIA
Os Estados Unidos foram apontados como modelo em práticas e metodologias de gerenciamento em pesquisa sobre produtividade realizada pela Proudfoot Consulting com 462 executivos de dez países. Os EUA foram citados por 25% dos entrevistados, seguidos por Alemanha, Japão e Reino Unido. O Brasil foi lembrado por apenas 1% das pessoas ouvidas pelo estudo. A pesquisa apresenta ainda os principais entraves à produtividade de acordo com os executivos. Os problemas de comunicação ficaram em primeiro lugar, com 24% da citação dos entrevistados. Logo em seguida veio a qualificação imprópria da mão-de-obra, com 12%. Os países pesquisados foram Alemanha, Austrália, Áustria, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Espanha, França, Portugal e Reino Unido.
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com ISABELLE MOREIRA LIMA e JOANA CUNHA

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