São Paulo, terça-feira, 24 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PREVISÃO

FMI alerta para risco de bolhas em economias emergentes

DA REDAÇÃO

O economista-chefe do FMI, Olivier Blanchard, afirmou que algumas economias emergentes correm o risco de movimentos de capitais incontroláveis, bolhas e acumulação de reservas.
"Esses países têm taxas de juros mais altas que as dos países desenvolvidos e mais pressão sobre as suas taxas de câmbio", afirmou ao jornal francês "Le Monde". "Só pode ser difícil para o Brasil ver o real se valorizando quando o yuan está se enfraquecendo com o dólar."
O diretor-gerente do Fundo, Dominique Strauss-Kahn, também alertou para o risco da "pesada entrada" de capital estrangeiro nos países emergentes. Segundo ele, esse movimento pode trazer efeitos colaterais como disparada no câmbio, bolhas nos preços de ativos e instabilidade financeira.
Sobre uma solução, ele disse que os países têm várias "ferramentas" (como controle de capital, baixar juros e acumulação de reservas), mas que elas têm limitações.


Texto Anterior: OCDE: Países ricos saem da recessão e crescem 0,8% no trimestre
Próximo Texto: SOCIAIS & CIA.: Educação exige presença do setor privado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.