São Paulo, domingo, 25 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comitê do Fundo cobra redução de vulnerabilidade

DE WASHINGTON

O Comitê Financeiro do FMI estabeleceu ontem uma série de prioridades para consolidar o quadro de crescimento da economia mundial.
O combate ao déficit fiscal recorde dos EUA, as reformas estruturais na Europa e, principalmente, o sucesso das negociações em curso na OMC (Organização Mundial do Comércio) foram consideradas como ""imprescindíveis" pelo presidente do conselho, o ministro das Finanças britânico, Gordon Brown.
Mais uma vez, os países emergentes como o Brasil foram incitados por Brown a ""aproveitarem o quadro favorável atual para reduzir suas vulnerabilidades e reforçar o crescimento".
""Estamos encorajados pela forte performance e recuperação em muitos mercados emergentes", afirmou Brown em entrevista coletiva após o final da reunião do Comitê Financeiro do FMI.
Brown disse que o pano de fundo para uma sólida recuperação mundial deve passar pelo sucesso das negociações comerciais na OMC, hoje travadas principalmente por desentendimentos entre países desenvolvidos e emergentes em relação aos subsídios agrícolas das nações ricas.
Estudo apresentado pelo Banco Mundial na reunião anual do FMI estima que os países mais pobres poderiam reduzir em mais de 100 milhões de pessoas o número de miseráveis se houvesse uma eliminação total dos subsídios. Os efeitos da medida também acelerariam o comércio e o crescimento mundial. (FCz)


Texto Anterior: Eterno regresso: Palocci pede ao FMI volta de linha preventiva
Próximo Texto: Para Bird, Brasil tem dinheiro, mas gasta mal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.