São Paulo, Terça-feira, 25 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Boato sobre contratação cria tumulto

ISABEL CLEMENTE
da Sucursal do Rio

Dezenas de homens interessados em trabalhar como pedreiros na obra de um shopping center em construção em Belford Roxo (município da Baixada Fluminense a 35 km do Rio) bloquearam uma das pistas da rodovia Presidente Dutra, ontem às 7h30.
Com pneus em chamas e galhos, eles interditaram, por 30 minutos, a pista no sentido Rio-São Paulo, causando um engarrafamento de quatro quilômetros.
O protesto foi uma reação à informação de que não havia contratações na obra. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, havia entre 1.000 e 1.500 homens no local em busca de emprego. Nem todos atuaram na interdição da estrada.
Os manifestantes, que também chutavam a cerca da obra, só se acalmaram depois que receberam senhas, para um possível atendimento futuro. Muitos haviam pernoitado na calçada, segundo os vigilantes da obra.
O shopping é um projeto do grupo Continente, dono de uma rede de supermercados do Rio. As obras no terreno ainda estão em fase de terraplenagem. Não há datas para o início da construção do prédio, segundo a empresa.
Entre as várias informações desencontradas dadas por alguns dos interessados e por vigilantes, a explicação mais comum para a romaria dos candidatos era um "anúncio errado". Outros só diziam que "a notícia se espalhou".
Segundo o gerente administrativo do Continente, Domingos Araújo, não houve anúncio nenhum nem informações oficiais da empresa prometendo vagas.
"Não somos insensíveis à questão do desemprego, mas isso foi uma surpresa. Estávamos na matriz quando fomos avisados sobre o que estava acontecendo", disse.
De acordo com Araújo, ainda será feita a concorrência para decidir que empresa construirá o prédio. Só então haverá vagas.
A distribuição de senhas, segundo ele, foi proposta da polícia para acalmar os desempregados.


Texto Anterior: 240 mil reduzem jornada
Próximo Texto: Listão municipal traz alívio e decepção
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.