UOL


São Paulo, quarta-feira, 25 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tesouro Nacional bancará parte dos incentivos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O pacote de incentivo ao crédito que o governo anuncia hoje deverá contar com subsídios do Tesouro. Segundo o secretário do órgão, Joaquim Levy, o governo deve subsidiar parte dos empréstimos concedidos por meio de operações de microcrédito.
Ontem, ao participar de audiência pública promovida pela Câmara dos Deputados, Levy foi questionado sobre a possibilidade de o Tesouro conceder tais subsídios. "Onde for necessário, sim", respondeu o secretário.
O ministro Guido Mantega (Planejamento) afirmou que já existem recursos previstos no Orçamento da União para a concessão desses subsídios, mas também não quis informar valores.
Nas operações de microcrédito, os empréstimos deverão ser concedidos a taxas de juros mais baixas, em torno de 2% ao mês -hoje variam de 4% a 5%.
Ontem, o CMN (Conselho Monetário Nacional) decidiu que, agora, qualquer grupo de pessoas poderá se reunir para formar uma cooperativa (antes, a iniciativa era limitada aos funcionários de uma mesma empresa ou a trabalhadores de uma mesma categoria).
O CMN também instituiu uma norma que reduz as exigências para a abertura de contas correntes. Para movimentar pequenos valores de dinheiro, as pessoas poderão abrir contas sem comprovação de residência, mas não terão direito a talões de cheques.


Texto Anterior: "Fase dois": Pacote de crédito prevê compulsório maior
Próximo Texto: BB passará a atuar na área de microfinanças
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.