São Paulo, sábado, 25 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UE prorroga apuração sobre agências de risco

DA BLOOMBERG

As autoridades reguladoras da UE (União Européia) prorrogaram a análise do papel das empresas de classificação de crédito para ajudar a criar instrumentos de "operações financeiras estruturadas" como os bônus lastreados em contratos de crédito imobiliário de alto risco ("subprime") que agitam os mercados de títulos.
O Comitê de Autoridades Reguladoras de Valores Mobiliários da Europa, sediado em Paris, adiou para 10 de setembro o prazo final para o recebimento de comentários da opinião pública com a intenção de se municiar de mais informações depois que a turbulência do mercado de bônus referenciados em contratos de crédito imobiliário dos Estados Unidos se disseminou por todos os mercados de créditos mundiais. O grupo das autoridades reguladoras disse que pode convocar uma audiência pública.
A queda dos bônus referenciados em contratos de crédito imobiliário e em outros ativos reforçou o monitoramento das atividades das agências de classificação de crédito, como a Moody's Investors Service e a Standard & Poor's (S&P), e a possibilidade de conflito de interesses na orientação prestada pelas agências às empresas emitentes sobre a criação de bônus capazes de obter a classificação desejada.
Os órgãos reguladores ampliaram a análise porque a crise enfatizou o papel das agências no setor de operações financeiras.

Texto Anterior: País "convida" o mercado a prever inflação maior, diz Phelps
Próximo Texto: Crise imobiliária afeta brasileiros nos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.