São Paulo, quarta-feira, 25 de setembro de 2002

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Confiança do consumidor recua para o pior nível desde novembro

DA REDAÇÃO

A confiança do consumidor norte-americano, um dos termômetros econômicos mais observados pelos analistas dos EUA, recuou pelo quarto mês seguido e caiu ao nível mais baixo desde novembro. O indicador ampliou o pessimismo dos investidores, e o mercado financeiro enfrentou mais uma rodada de perdas.
De acordo com o Conference Board, grupo privado de pesquisas com sede em Nova York, o humor do norte-americano foi atingido por uma série de fatores, como o aumento do desemprego e a queda das Bolsas, além da possibilidade da guerra do país contra o Iraque.
Dois terços da economia norte-americana são gerados a partir do elevado nível de consumo da população. Com a confiança abalada, em baixa, as famílias tendem a gastar menos, o que pode arrefecer a atividade do comércio e das indústrias do país.
Neste mês, o índice calculado pelo Conference Board ficou em 93,3 pontos, abaixo dos 94,5 pontos registrados em agosto. O índice já recuou 17 pontos desde o seu pico mais recente, em março, quando havia atingido a marca de 110,7 pontos.
"As más condições do mercado de trabalho continuam a erodir a confiança", afirmou Lynn Franco, a diretora do centro de pesquisa sobre o consumidor do Conference Board.
A percepção dos consumidores diante a situação atual da economia, um dos fatores que compõem o índice geral, baixou ao seu menor nível em oito anos, ao cair de 93,1 para 88,5 pontos.


Com agências internacionais


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