São Paulo, quarta-feira, 25 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petrobras bate novo recorde de produção

DA SUCURSAL DO RIO

A Petrobras atingiu ontem a produção recorde de 1,913 milhão de barris/dia, volume de óleo que assegura com relativa folga a auto-suficiência do país. Nos últimos meses, diante da parada de plataformas para manutenção, a produção manteve-se sistematicamente abaixo do total consumido no país.
Em setembro, a extração de óleo em campos nacionais alcançou 1,788 milhão de barris/dia -alta de 3,2% em relação ao mesmo mês de 2005 de 1,4% ante agosto.
O consumo médio de derivados do país é de 1,8 milhão de barris/dia, segundo a Petrobras. Ou seja: no mês passado, o volume de óleo produzido foi insuficiente para suprir toda a demanda por derivados de petróleo.
O recorde atingido ontem supera em 30 mil barris a marca anterior, alcançada no final de maio deste ano, quando a produção bateu no pico de 1,882 milhão de barris/dia.
O novo recorde ocorreu especialmente por causa da entrada em produção de três novos poços interligados à plataforma P-50, no campo de Albacora Leste, na bacia de Campos. Essa plataforma tem capacidade de produção de 180 mil barris e a partir do sua entrada em operação, em abril, a Petrobras lançou a campanha publicitária da auto-suficiência, que consumiu R$ 37 milhões.
Em nota, a Petrobras comemorou o recorde de produção batido ontem: "Esse resultado é mais um passo decisivo para que a Petrobras alcance a meta de 2 milhões de barris por dia".
Tal marca, prevê a Petrobras, será atingida no final do ano, com a entrada em operação de mais duas plataformas na bacia de Campos. (PS)


Texto Anterior: Novo contrato retira poder de corte internacional
Próximo Texto: Aéreas 1: Brasil deve pedir 200 aviões em 10 anos, diz Airbus
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.