São Paulo, terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Câmbio afeta bens de alta e baixa tecnologia

DA REPORTAGEM LOCAL

O estudo da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) indica que a valorização do real em relação ao dólar afetou as exportações dos dois extremos da indústria e reduziu a rentabilidade das vendas de produtos de baixa e de alta tecnologia. Os setores de intensidade tecnológica mediana foram menos afetados.
No período de novembro de 2006 a outubro de 2007, as exportações de bens de alta tecnologia, como celulares e produtos de informática, tiveram alta de 3,84% em dólares em relação aos 12 meses anteriores. Quando medidas em reais, as vendas registraram queda de 5,09% no mesmo período.
Os bens de baixa tecnologia enfrentaram diminuição de 0,98% de sua receita em reais, enquanto o valor das vendas em dólares aumentou 8,17%. Nesse segmento, estão incluídos têxteis, calçados e processados de madeira.
No caso do setor de média-baixa intensidade tecnológica, houve elevação dos valores recebidos em dólares e em reais, ainda que em patamares distintos. A renda dos exportadores em dólar subiu 23,48% no período de novembro de 2006 a outubro de 2007 em relação aos 12 meses anteriores. Em reais, o aumento foi de 12,49%. (CT)


Texto Anterior: Exportador tem menor ganho desde 1985
Próximo Texto: Exportação: Balança tem saldo de R$ 1 bi na semana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.