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Modelo penaliza usuário, dizem empresas
DA REPORTAGEM LOCAL
A NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de
Carga e Logística) calculou o
custo do pedágio sobre a viagem a três destinos diferentes a
partir de São Paulo a fim de demonstrar como o modelo de
concessões no Estado onera os
transportadores. Foram escolhidos três destinos (Triângulo
Mineiro, Nova Friburgo e Belo
Horizonte), com distâncias
equivalentes.
Para rodar os 586 km do
complexo Anhanguera Bandeirantes, o corredor mais caro em
São Paulo, o custo total nas dez
praças de pedágio chegou a R$
290,50, 10,7% da despesa total
da viagem para um caminhão
com cinco eixos. O custo total
da viagem é de R$ 2.714,43.
O custo para cruzar a rodovia
Presidente Dutra até Nova Friburgo (RJ) - 561 km- alcança,
segundo cálculos da NTC&Logística, R$ 172,50 na passagem
pelas oito praças de pedágios,
ou 6,64% da despesa total de R$
2.596,43.
A associação estimou ainda a
viagem de 582 km da capital
paulista a Belo Horizonte. O
custo total da viagem foi orçado
em R$ 2.462,43 para um caminhão com cinco eixos. A diferença está no custo do pedágio,
apenas R$ 38,50 nas sete praças que separam as duas capitais. A despesa com pedágio representa 1,56% do custo total.
As diferenças refletem uma
diferença de modelos de concessão, entre o que o Estado de
São Paulo adotou, no caso do
complexo Anhanguera/Bandeirantes, com o que a União
optou na concessão da rodovia
Presidente Dutra e, principalmente, da Fernão Dias.
Foi a partir do resultado da
concessão dos sete lotes de rodovias federais que o governo
de São Paulo adotou o critério
da menor tarifa de pedágio para
a definição dos vencedores.
Mais pedágios
Os transportadores acham
que a solução em São Paulo é a
abertura de mais praças de pedágio e a divisão desse preço
por todos os usuários da rodovia. Segundo Flávio Benatti,
presidente da NTC&Logística,
o aumento no número de praças de pedágio permitiria que o
custo fosse rateado com todos.
"O transporte de carga cruza
toda a rodovia e, portanto, passa por todas as praças de pedágio. Enquanto muitos usuários
de veículos leves utilizam as rodovias em apenas alguns trechos. Mas, mesmo não pagando
pedágios, esses usuários usufruem da estrutura de apoio
existente na rodovia. O correto
é dividir esse custo. Pode ser R$ 0,10, mas esse usuário está
ajudando a pagar o custo", afirma Benatti.
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