São Paulo, terça, 26 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marinho se reúne com presidente da montadora

da Reportagem Local

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Luiz Marinho, se encontra hoje com o presidente da Ford no Brasil, Ivan Fonseca e Silva, e o presidente da Ford para a América do Sul, Martin Inglis, para discutir as 2.800 demissões ocorridas na fábrica de São Bernardo.
O líder sindical havia solicitado um encontro com os dois principais executivos da montadora na semana passada.
Na avaliação do sindicato, esta semana será decisiva para definir a situação dos trabalhadores demitidos pela montadora.
Marinho espera ser chamado para uma reunião com o presidente Fernando Henrique Cardoso, conforme ficou acertado em conversa telefônica entre os dois na semana passada.
Nesse encontro, o sindicalista vai discutir com FHC a proposta de programa de renovação da frota nacional de veículos, que prevê redução de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) incidente sobre os carros.
As duas principais centrais sindicais do país, CUT e Força Sindical, também deverão levar ao governo federal uma proposta emergencial para o setor automotivo.
Segundo Marinho, a proposta, que está sendo finalizada, prevê a redução da alíquota do IPI em 50% e do ICMS sobre os veículos, devendo vigorar por três meses.
O resultado final deverá ser uma queda aproximada de 10% no preço final dos automóveis.
Os sindicatos elaboram a proposta com apoio das montadoras e negociam com as empresas do setor a manutenção do nível de emprego enquanto durar o acordo.
Uma reunião entre as centrais para adiantar a proposta pode acontecer hoje. (ME)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.