São Paulo, terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PREVISÃO

Greenspan diz que EUA estão estagnados

DA REDAÇÃO

Alan Greenspan, o ex-presidente do banco central dos Estados Unidos, o Fed, afirmou que "no momento, é zero o crescimento da economia americana" e que, se houver recessão, ela pode ser pior que as duas últimas vividas pelo país -a mais recente foi em 2001.
"Nós estamos em estol [velocidade abaixo da qual o avião perde a sustentação]", afirmou o antecessor de Ben Bernanke no Fed. "Quando você está nessa velocidade, qualquer coisa que der errado leva você para baixo."
O Fed diminuiu na semana passada a sua previsão de expansão do PIB americano em 0,50 ponto para este ano.
Ele afirmou ainda ser ser favorável aos investimentos de fundos soberanos (fundos de investimento de governos) nos Estados Unidos.
"Eu suspeito que a maior parte das críticas [aos investimentos dos fundos soberanos] é [movida] por protecionismo. Na verdade, não suspeito, eu sei." Esses fundos vêm aumentando sua presença na economia mundial, especialmente no mercado financeiro.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Venda de casas usadas nos EUA volta a cair
Próximo Texto: Bancos: Goldman Sachs prevê mais perdas nos EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.