São Paulo, terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

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PROMOÇÃO

País investe R$ 16,5 mi para elevar exportação de álcool

DA FOLHA ONLINE

Com investimento de R$ 16,5 milhões para a promoção do álcool brasileiro no exterior, a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações Investimentos) e a Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) pretendem fazer as exportações do produto finalmente decolarem.
O projeto, cujos gastos valem até o final de 2009, quer promover a imagem do álcool de cana-de-açúcar como energia limpa e renovável nos países da América de Norte (Estados Unidos), Europa (Alemanha, Espanha, França, Suécia e Reino Unido) e Ásia.
Ainda que o ministro Miguel Jorge (Desenvolvimento) tenha ressaltado os esforços do presidente Lula em promover o produto no ano passado -como em visita à Suécia e na recepção ao presidente dos EUA George W. Bush-, as exportações de álcool caíram 14% em 2007, para 3,2 bilhões de litros.
Entre as iniciativas previstas, no exterior, estão a abertura de dois escritórios (na Bélgica e em um país da Ásia, além do já existente nos EUA) e a participação em eventos do setor. No Brasil, haverá estudos de processos de certificação de usinas de álcool e análise da regulação vigente e barreiras tarifárias.
"Esse convênio será a base para mostrar um país com um combustível renovável, barato, que protege a Amazônia", disse Miguel Jorge. (DEISE DE OLIVEIRA)


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