São Paulo, quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRIMEIRO ESCALÃO

Obama indica o terceiro nome para a Secretaria do Comércio

DA REDAÇÃO

O presidente Barack Obama nomeou ontem o sino-americano e ex-governador de Washington Gary Locke para o cargo de secretário de Comércio -terceira tentativa de preencher a posição.
Obama disse que Locke compartilha de sua visão econômica. "Gary será uma voz confiável em meu gabinete, um advogado incansável da competitividade econômica e da indústria norte-americana", afirmou.
O democrata Locke governou o Estado de Washington por dois mandatos, entre 1997 e 2004. Foi o primeiro governador de origem chinesa nos EUA, promovendo as relações comerciais entre os dois países. Para ele, "o sucesso econômico americano está ligado à ininterrupta liderança em tecnologia e inovação; e na exportação de produtos, serviços e ideias".
As duas escolhas anteriores do presidente desistiram do posto antes de o Senado confirmá-los: o governador do Novo México, Bill Richardson -que retirou seu nome após ser divulgado que contratos de sua gestão são investigados-, e o senador republicano Judd Gregg, que refugou em protesto ao plano econômico de Obama.
O titular da pasta tem como uma de suas principais funções promover os interesses comerciais dos EUA.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Relações bilaterais: Comércio da Argentina com o Brasil tem queda de mais de 50%
Próximo Texto: Amorim reclama a Hillary de protecionismo americano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.