UOL


São Paulo, sábado, 26 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com mais uma queda, moeda volta aos R$ 3

DA REPORTAGEM LOCAL

As declarações feitas anteontem pelo senador Aloizio Mercadante (PT-SP), líder do governo, de que o Banco Central deveria intervir no mercado de câmbio para conter a queda do dólar não geraram aumento da procura pela moeda. O dólar fechou ontem em baixa de 0,13%, cotado a R$ 3,009. Neste mês, a desvalorização da moeda dos EUA é de 10,31%.
Segundo analistas, pelo menos por enquanto os investidores acreditam que o BC deverá deixar a moeda norte-americana flutuar livremente. O compromisso exclusivo da autoridade monetária com o combate à inflação já foi afirmado diversas vezes pelo ministro da Fazenda, Antonio Palocci Filho, e pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.
Entretanto alguns integrantes do governo, como o senador Mercadante e o chefe da Assessoria Econômica do Ministério do Planejamento, José Carlos Miranda, defendem as intervenções. Segundo eles, elas devem ser feitas para estabilizar a cotação e evitar que a excessiva valorização do real atrapalhe as exportações e prejudique as contas externas.
Todavia o mercado aposta que, se a intervenção vier, deverá demorar algumas semanas. Isso porque a cotação ainda tem oscilado fortemente e os investidores acreditam que o Banco Central deverá esperar que ela se estabilize para depois tomar a eventual decisão de intervir. (GC)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: "Não há controle de câmbio", diz Dirceu
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.