São Paulo, segunda-feira, 26 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ENERGIA

Governo argentino irá propor união de empresas de petróleo da região, diz jornal
O governo da Argentina deve propor uma sociedade com a Petrobras e a PDVSA (Petróleos de Venezuela) para enfrentar a crise energética no país, segundo informou ontem o diário argentino "Página 12".
A iniciativa faria parte de um plano nacional energético de médio prazo a ser lançado pelo governo do presidente Néstor Kirchner no próximo dia 3.
A intenção do governo é fazer a associação das petroleiras diretamente com empresas provinciais de energia que ainda são de propriedade estatal. Nos anos 90, a Argentina privatizou a petroleira YPF, hoje nas mãos da espanhola Repsol.
Entre as atividades da nova empresa estaria a exploração de petróleo na bacia do Pacífico, em frente à costa patagônica.
"Estamos completamente abertos a explorar as possibilidades de negócios na Argentina, incluindo uma associação com empresas provinciais", disse Alí Rodríguez Araque, presidente da PDVSA e secretário-geral da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo).
A Argentina firmou recentemente um acordo com a Venezuela que prevê a troca de energia por produtos agroindustriais. O país enfrenta uma crise energética que, na estimativa do banco central argentino, pode reduzir o crescimento da economia em um ponto percentual.


Texto Anterior: Paulista lidera ranking deste mês
Próximo Texto: À francesa: Sanofi deve ficar com a Aventis
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.