São Paulo, quarta-feira, 26 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil consulta a OMS sobre soja contaminada

DO ENVIADO ESPECIAL A PEQUIM

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, informou ontem que o Brasil está fazendo uma consulta à OMS (Organização Mundial de Saúde) para saber os limites mínimos aceitáveis de contaminação da soja por fungicidas para comparar com o caso de mistura do grão que foi descoberto na China.
Rodrigues quer levar essa discussão ao âmbito da OMS para ver se consegue fazer com que a China amenize as exigências para aceitar a entrada de soja brasileira no país. Desde que descobriu sementes contaminadas com herbicida num carregamento de soja em grão, a China tem adotado o sistema de tolerância zero para aceitar os produtos brasileiros.
A entrada de um novo personagem nas negociações entre os dois países significa que, depois do pedido de retratação, o Brasil dá sinais de que pode endurecer as conversas com a China para poder voltar a vender soja normalmente para o país. "Meu interesse é que os exportadores voltem a vender para a China", diz Rodrigues. Anteontem, o governo chinês anunciou veto à compra de seis empresas brasileiras. (GB)


Texto Anterior: Sinal amarelo: Recusa da China afetou preço, diz sojicultor
Próximo Texto: Panorâmica - Comércio: Vestuário sobe e puxa preços de lojas em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.