São Paulo, sábado, 26 de maio de 2007

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto

@ - guilherme.barros@uol.com.br

"Mídia social" é o futuro, diz pesquisa

Pesquisa feita pela Accenture com 110 executivos, que atuam na área de mídia em todo o mundo, revela que 57% acreditam que o maior gerador de receitas virá da tendência, cada vez mais acentuada, de os consumidores criarem conteúdos de seus produtos. Para 70% dos consultados, a chamada "mídia social" é o futuro.
De acordo com o levantamento, 57% dos entrevistados vêem nessa tendência o maior gerador de receitas para os próximos cinco anos.
"As receitas adicionais virão de novas plataformas, principalmente as móveis, que trazem o conteúdo para o usuário final - é a chamada quarta tela [as outras três são o cinema, a televisão e o computador]", afirmou o responsável pela área de Mídia e Tecnologia da Accenture, Petronio Nogueira. "O mundo on-line será cada vez mais importante, seja pelo desenvolvimento de portais ou por sites de redes sociais."
De acordo com o levantamento, 50% dos executivos defendem a propaganda digital como um gerador de receitas bastante promissor, seguido por vídeos e videogames.
Os consultados acreditam que 49% das companhias poderão criar novas ofertas de serviços, baseadas em mídia social. Para tanto, 28% consideram realizar joint ventures e 15%, aquisições.
Detalhe: 20% dessas empresas ainda não têm estratégias delineadas nesse sentido ao longo dos próximos 12 meses.
"A marca será cada vez mais importante, pois funcionará como facilitador para que o consumidor decida", disse Nogueira. "O segredo do futuro está na convergência."
Mas o mercado interessado nessa tecnologia de ponta não é pequeno? "Não. É preciso olhar a transferência, como uma pessoa que trabalha em casa", disse Nogueira.
"Para se comunicar com seus colegas, ela vai precisar de internet. Ou seja, é uma transferência do custo de transporte para o da banda larga."

NEGÓCIO MADURO
Negócios da ordem de R$ 130 milhões em um período de quatro dias são a expectativa da organização da FIT 0/16 - Feira Internacional do Setor Infantil-Teen e Bebê, que acontece entre 26 e 29 de junho, em São Paulo. O evento, que chega à sua 29ª edição, tem 150 expositores com 350 marcas e deve receber 13 mil visitantes. Segundo os organizadores Humberto Rebonato e Dieter Brockhausen, o segmento atinge seu ápice de profissionalização. "Há 15 anos, eram muito caseiras. Hoje é um negócio completo", diz Rebonato. Entre os expositores, nomes como Tyrol, Vide Bula e Bicho Comeu. Entre os visitantes, comitivas de diversos países. "Estados Unidos e os países europeus são sempre os mais fortes", diz Brockhausen, que afirma que a valorização do real não diminuiu o número de cadastramento dos estrangeiros.

OLIMPIANO
A EF, de ensino de línguas e intercâmbios culturais, foi escolhida a empresa oficial de serviços de idiomas para a Olimpíada de Pequim, em 2008. A empresa ficará responsável pelo auxílio a tradutores e árbitros e oferecerá cursos à equipe do comitê a fim de desenvolver habilidades de conversação em inglês. "O treinamento acontecerá na China e on-line com mais de mil pessoas", diz Alexis La Rosa Osio, diretor da EF no Brasil.

MARÉ BAIXA
O setor de distribuição de produtos químicos e petroquímicos registrou, em abril, vendas em dólares 2,3% inferiores às do mês de março. As vendas em reais também caíram -foram 4,4%m menores em relação ao mês anterior. Para maio a expectativa do setor é de aumento nas vendas em dólares de 6,5% em relação a abril. Os preços médios dos itens comercializados continuaram estáveis, com variação positiva de 0,15%.

BAMBU
A Hanesbrands, uma das maiores têxteis do mundo, lança neste final de semana no Brasil a Zorba Bambu, fabricada com 100% de fibra da planta, gramínea renovável e de rápido crescimento, que se transforma em malha com aspecto de algodão.

CHIMARRÃO
A rede InterCity de hotéis acaba de assumir mais duas unidades em São Paulo -o InterCity Premium Berrini, no Brooklin, e o The Universe, na Rua Pamplona. Com isso, a rede gaúcha passa a ter São Paulo como seu maior mercado.

ÁLCOOL
A Infinity Bio-Energy acaba de formalizar parceria com a Cadasa Central Azucarero de Alanje S.A., companhia produtora de açúcar no Panamá. A carta de intenções assinada pelo presidente da Infinity, Sérgio Thompson-Flores, e pelo presidente de Cadasa, Anel H. Flores, prevê a construção de usinas para a produção local de álcool e uma planta desidratadora naquele país. O acordo aconteceu logo após a visita do presidente do Panamá, Martín Torrijos, ao Brasil.

COLARINHO
O Chopp Brahma Black começa sua expansão e estará, nos próximos dez dias, em mais cem novos bares, totalizando 200 pontos-de-venda na capital paulista.

DESAFIO
A Telefônica acaba de lançar o Desafio Empreendedor, concurso para universitários, estudantes de MBA e empresas incubadoras. A idéia é captar oportunidades reais de negócios que possam expandir a atuação da empresa com soluções inovadoras. Os prêmios variam de R$ 15 mil a R$ 60 mil. Os critérios para escolha dos vencedores são grau de inovação, viabilidade, identificação e avaliação de benefícios e compatibilidade com o segmento de atuação da Telefônica.

NO PRÉDIO
O Rio ganha sua primeira agência especializada em marketing imobiliário: a Larrat Eventos Imobiliários, do grupo Larrat Realizações de Marketing.

ARQUIBANCADA
OleOle.com, portal de informação e relacionamento on-line destinado aos fãs de futebol, especializado na oferta de ações especiais para os grandes campeonatos do esporte no mundo, anuncia parceria oficial com a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) para oferecer pacotes VIP para os jogos da Copa América 2007, entre 26 de junho e 15 de julho, na Venezuela. Como parte do acordo, o OleOle.com montará um "hospitality center" com planos corporativos e individuais. Mais informações no site www.oleole.com/shop/copa-america.


Próximo Texto: Corrupção afeta grau de investimento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.