São Paulo, sábado, 26 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fernando Pinto, da TAP, presidirá o conselho da Iata

Executivo brasileiro, ex-dirigente da Varig entre 1996 e 2000, ocupará o cargo na entidade por um ano a partir de junho

Associação internacional, que tem mais de 250 companhias aéreas associadas, fiscaliza segurança nos aeroportos


MAELI PRADO
DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente da companhia aérea portuguesa TAP, o brasileiro Fernando Pinto, que foi presidente da Varig, presidirá por um ano, a partir de junho, o conselho gestor da Iata (Associação Internacional do Transporte Aéreo), principal entidade internacional que representa as companhias aéreas.
Apesar de Pinto ter sido eleito presidente do conselho no final de 2006, o anúncio será feito durante uma assembléia geral da entidade internacional, que acontecerá entre os dias 3, 4 e 5 de junho no Canadá.
O conselho é formado por 32 companhias e atua em parceria com o diretor-geral da Iata, Giovanni Bisignani, elaborando as políticas para os comitês da associação internacional.
A Iata é responsável pela fiscalização das medidas de segurança nos aeroportos, verificação da manutenção dos aviões, fixação de tarifas e harmonização dos códigos que são usados em todos os aeroportos, na marcação dos vôos ou em etiquetas da bagagem.
Além disso, viabiliza transações comerciais entre as companhias aéreas através da sua câmara de compensação de passagens (o que permite que as empresas transportem passageiros umas das outras).
Um dos objetivos fixados pela administração anterior da associação para 2007 é conseguir que as companhias aéreas atinjam uma poupança de cerca de 1,1 milhão de euros em impostos, taxas e combustível, através da eficiência operacional e da melhoria das infra-estruturas dos aeroportos.
A entidade internacional tem 78 escritórios em 72 países, incluindo o Brasil, e tem mais de 250 companhias associadas.
Pinto, que é integrante do conselho, já presidiu a Associação Européia de Aviação, em 2005. O executivo foi presidente da Varig entre 1996 e 2000, e antes presidiu a Rio Sul, empresa regional do grupo Varig. Em 2000 foi para a TAP.
A companhia portuguesa acabou de fechar uma parceria com a TAM para compartilhar vôos e também integrar os programas de fidelidade das duas companhias aéreas.


Colaborou a FOLHA ONLINE

Texto Anterior: Gás natural: Bolívia não tem como elevar fornecimento a MT, diz jornal
Próximo Texto: TAM também quer priorizar demitidos da Varig
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.