São Paulo, segunda-feira, 26 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alta dos juros favorece títulos do governo

DA REPORTAGEM LOCAL

O atual processo de elevação da taxa básica favorece as aplicações que têm na oscilação dos juros sua principal referência, como é o caso dos títulos oferecidos pelo governo.
Além disso, a Bolsa de Valores subiu consideravelmente nas últimas duas semanas, o que torna esse segmento do mercado mais arriscado a oscilações bruscas e mesmo negativas no curto prazo.
A taxa básica Selic -parâmetro para os juros pagos pelos títulos e para as taxas praticadas no mercado financeiro- está hoje em 11,75% anuais. A expectativa do mercado, como revela pesquisa feita pelo BC, é que a taxa básica esteja em 13,25% no fim de 2008.
Para aplicar em um título público por meio do Tesouro Direto o investidor tem de, primeiramente, procurar um dos agentes de custódia credenciados. A lista pode ser encontrada no site do Tesouro Direto (tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto/).
A partir daí, realiza sua inscrição, recebe uma senha e passa a negociar os títulos oferecidos pelo governo.
Antes de o Tesouro Direto ser criado, em 2002, o pequeno investidor tinha acesso aos títulos públicos apenas indiretamente. Isso ocorria quando entrava em um fundo que tinha na composição de sua carteira títulos do governo.
Os títulos públicos são emitidos pelo governo para captar recursos e financiar sua dívida. Ao adquirir um desses títulos, o investidor está, na prática, emprestando dinheiro ao governo. Em troca, recebe uma taxa de juros para ficar com o título por determinado período.
Os títulos mais procurados pelos investidores do Tesouro Direto em abril foram as LTNs (Letras do Tesouro Nacional, com taxas prefixadas), que representaram 43,43% do total.
Em segundo lugar, apareceu a NTN-B (Nota do Tesouro Nacional série B, com rentabilidade que acompanha a variação do IPCA), que respondeu por 19,92% do total negociado no mês. Logo após, vieram as LFTs (Letras Financeiras do Tesouro, que pagam taxas pós-fixadas), com 15,95%. (FV)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.