UOL


São Paulo, sábado, 26 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lucros da Volks caem pela metade

DA REDAÇÃO

Os lucros da Volkswagen mundial caíram 49% no segundo trimestre deste ano na comparação com igual período do ano passado, em decorrência da queda nas vendas nos EUA, na Europa e no Brasil. De acordo com a empresa, a valorização do euro também afetou seus resultados.
Os números da maior montadora européia, divulgados ontem, são a mais nova indicação de que o setor passa por dificuldades em todo o mundo. Também ontem, a DaimlerChrysler informou que registrou uma queda de 90% no seu lucro líquido.
"As taxas de câmbio não são favoráveis e, infelizmente, não esperamos que isso mude", afirmou o presidente da Volks, Bernd Pischetsrieder. A valorização do euro ante o dólar afeta as exportações da empresa. Além disso, as operações fora da Europa acabam gerando menos euros.
A Volkswagen obteve lucro líquido de 394 milhões no segundo trimestre, ante 776 milhões no mesmo período do ano passado. O faturamento registrou queda menor, de 2,9%, caindo de 22,76 bilhões no ano passado para 22,13 bilhões neste.
Apesar dos números negativos, os resultados foram um pouco melhores do que os analistas previam. "Não é terrível, como muitos esperavam", disse Christian Schimidt, da consultoria Helaba.
Desde o ano passado, na tentativa de evitar uma queda ainda mais acentuada nas vendas, as montadoras têm oferecido grandes descontos e financiamentos a juros muito baixos, às vezes zero, tanto na Europa como nos EUA. O resultado foi um aperto ainda maior na margem de lucro.
Na semana passada, a Ford já havia informado que registrou queda de 96% nos lucros. Na divisão de autos da General Motors, o tombo foi de 87%.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Paraná estuda receber carros em vez de ICMS
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.