São Paulo, terça-feira, 26 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Analistas reduzem para 3,1% previsão de crescimento

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Analistas de mercado consultados semanalmente pelo Banco Central voltaram a reduzir suas projeções para a inflação e o crescimento da economia neste ano. Segundo o levantamento, esse cenário deve levar o BC a reduzir os juros de forma um pouco mais rápida do que o previsto inicialmente.
Segundo bancos e empresas de consultoria procurados pelo BC na sexta-feira passada, a expectativa é que a taxa Selic seja reduzida dos atuais 14,25% ao ano para 13,75% na próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do BC), marcada para os dias 17 e 18.
A projeção de juros menores nos próximos meses coincide com a avaliação de que a inflação deste ano vai ficar bem abaixo da meta fixada pelo governo. A estimativa média dos analistas de mercado para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) caiu pela sexta semana seguida e, na sexta-feira, estava em 3,03% -a meta perseguida pelo BC é de 4,5%.
Para o ano que vem, também há um certo otimismo do mercado em relação ao controle da inflação. A projeção média para a alta do IPCA em 2007 passou de 4,34% para 4,30% -também abaixo da meta de 4,5% estabelecida pelo governo.
Além de reduzir a projeção para a inflação, analistas também mudaram suas estimativas para o crescimento esperado para o PIB (Produto Interno Bruto). Neste ano, de acordo com a pesquisa do BC, a expansão deve ser de 3,09%.
Há um mês, a expectativa do mercado era a de um crescimento de 3,5%. Oficialmente, o governo ainda fala em 4%, mas esse número pode ser revisto.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Trabalho: 26 aderem a plano de corte da Volks do ABC no primeiro dia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.