São Paulo, sábado, 26 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Investimento direto é recorde em agosto

da Sucursal de Brasília

Os investimentos estrangeiros dirigidos à produção atingiram US$ 4,626 bilhões em agosto, recorde histórico registrado pelas estatísticas do Banco Central.
Em setembro, os investimentos na produção continuam altos, apesar da crise internacional. O ingresso somava US$ 2,1 bilhões até anteontem.
"Esses números mostram que, apesar da crise, os investimentos de longo prazo continuam fluindo. Quando tomam decisões, os investidores pensam no longo prazo, e não no curto prazo", disse o chefe do Departamento Econômico do BC, Altamir Lopes.
Os capitais estrangeiros dirigidos à produção, também chamados investimentos diretos, são considerados a melhor forma de financiamento do déficit externo. Eles têm menor mobilidade para deixar o país quando há crises.
Esses investimentos são aplicados em privatizações e na compra e instalação de empresas. Sua mobilidade é menor porque, para repatriar capitais, o investidor é obrigado a vender empresas ou ativos, como fábricas e lojas.
O ingresso de investimento direto corresponde a 70% do déficit em transações correntes. Ou seja, a maior parte do déficit está sendo financiada por capitais de boa qualidade.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.