São Paulo, Terça-feira, 26 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AGRICULTURA

Safra de 2000 pode atingir 84,5 mi de t

free-lance para a Folha

O governo espera uma nova produção recorde de grãos para o ano que vem. A expectativa é que a safra de 2000 possa chegar a 84,5 milhões de toneladas. Caso a previsão se confirme, haverá um crescimento de 2,6% em relação à deste ano.
Para o ministro Pratini de Moraes (Agricultura), um dos destaques da produção agrícola no ano que vem deve ser o algodão. A safra do produto deve ser de 9,1% a 14,6% maior do que em 1999. O ministro disse esperar que isso sirva de incentivo à indústria têxtil brasileira.
O crescimento da safra de grãos em 2000 deve ser menor do que em 1999 -2,6% contra 6%. Para Pratini, isso pode ser explicado pelo aumento nos preços das matérias-primas utilizadas nas plantações. Como grande parte delas é importada, a desvalorização do real em relação ao dólar acabou provocando aumentos.
Além disso, a queda nos preços das "commodities" (produtos primários) agrícolas também teria desestimulado os agricultores.
Segundo dados do Ministério da Agricultura, as exportações de produtos agrícolas devem superar as importações em US$ 11 bilhões em 2000 -em 1999, esse superávit ficou em US$ 10,5 bilhões. Segundo Pratini, as exportações agrícolas brasileiras não devem crescer em volume, mas devem gerar uma receita maior devido à recuperação dos preços das "commodities".
O ministro disse que o aumento nos preços internacionais não deverá ser repassado aos consumidores do mercado interno.


Texto Anterior: Exportação cresce, mas receita cai
Próximo Texto: New Beetle: Novo Fusca chega ao mercado em
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.