UOL


São Paulo, domingo, 26 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"PÉ-DE-MEIA"

Empresa do setor contrata 210 para Natal

Exportação "salva" fábrica de calçados

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma das maiores exportadoras de calçados masculinos do país, a Calçados Agabê, de Franca, interior de São Paulo, contratou 210 empregados em setembro para dar conta das exportações e do Natal.
Com 1.470 funcionários, a Agabê viu o mercado interno se recuperar a partir de setembro. "Voltamos a contratar o mesmo número de empregados que tivemos de demitir no início do ano", diz Miguel Heitor Bettarello, diretor-presidente da empresa.
A recuperação nas vendas de calçados, diz, faz até faltar mão-de-obra especializada na região de Franca, onde estão localizadas cerca de 350 fábricas de calçados masculinos. "Agora, se essa situação vai permanecer até o início do ano que vem, é outra conversa", afirma.
A Agabê produz 7.500 pares por dia, dos quais 5.000 pares seguem para o exterior -especialmente Estados Unidos, México e Venezuela. Se o dólar estivesse acima de R$ 3, diz, o faturamento da empresa iria superar neste ano os R$ 84 milhões registrados em 2002.
Bettarello tem esperança de que os 210 empregados contratados por um período de três meses permaneçam na fábrica no início do ano que vem. Isso pode acontecer, diz, se a retomada da economia for mesmo para valer. "Mas só mesmo em janeiro vou te dizer se o país saiu mesmo da recessão."
Se não fossem as encomendas do exterior, conta ele, a Agabê e outras fábricas da região de Franca teriam fechado as portas no primeiro semestre deste ano. "As vendas caíram muito a partir de março. Mas o consumo melhorou." (FF e CR)


Texto Anterior: Emprego sobe em 16 regiões do interior de SP
Próximo Texto: Indústria alimentícia impulsiona o mercado de trabalho em Marília
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.