São Paulo, terça-feira, 26 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Epidemia teve início com a mistura de aves

FREE-LANCE PARA A
AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA


Ao misturar a criação de frangos com outras aves, como os patos, os produtores do leste da Ásia desencadearam a epidemia. O vírus da influenza aviária teria sido transmitido para os frangos.
"É um modo errado de criação de aves. Ao colocar espécies exóticas no meio dos frangos, isso [a doença] poderia ocorrer", afirma Roberto Carlos de Andrade e Silva, técnico da área de avicultura da Secretaria da Agricultura do Paraná.
No Brasil, as aves não são misturadas e a técnica de engorda é outra. As aves são alimentadas com sementes de milho e soja. No leste da Ásia, cascas e farelo de soja, produtos considerados com valor nutritivo menor, são a principal ração. Segundo os produtores brasileiros, a alimentação influencia no sabor da carne, outro atrativo nacional vendido a futuros clientes no exterior.
Segundo Andrade e Silva, o preço do frango subiu cerca de 25% desde o aparecimento da gripe. "Considerando que apenas 25% da produção de frango do país vai para o exterior, temos ainda muito espaço para crescer nesse segmento."


Texto Anterior: Saiba mais: Identificação da doença nas aves ocorreu na Itália
Próximo Texto: Polêmica: Para Requião, ministério mente sobre soja transgênica no Paraná
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.