São Paulo, quarta-feira, 26 de outubro de 2005

Texto Anterior | Índice

Parceria criará avião "flex-fuel"

FÁBIO AMATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Sucesso no mercado de automóveis, no qual já responde por quase 70% das vendas, a tecnologia "flex", que permite que motores funcionem com dois tipos de combustíveis ou com a mistura deles, pode chegar à aviação.
É o que pretende uma parceria entre o CTA (Centro Técnico Aeroespacial) e a empresa italiana Magneti Marelli, que deve ser fechada nas próximas semanas. A idéia é desenvolver um motor que permita a aviões com motor a pistão voar com gasolina de aviação, álcool ou a mistura destes.
De acordo com o major-brigadeiro-do-ar Adenir Siqueira Viana, diretor do CTA, a parceria dará seqüência a um projeto da instituição que criou o primeiro avião com motor movido a álcool.
O motor desenvolvido pelo CTA, entretanto, tem o funcionamento 100% mecânico. O primeiro objetivo do projeto, então, será substituir partes do motor por sistemas eletrônicos.
A segunda parte do projeto desenvolverá tecnologia para a conversão de motores de aviões que hoje funcionam a gasolina de aviação para o álcool. O terceiro passo do projeto será a criação de um motor, este sim "flex", que seria o primeiro do mundo a utilizar dois tipos de combustíveis.
A conversão de motores de avião para álcool é uma realidade no Brasil desde o final do ano passado. Foi quando a Embraer anunciou o início da venda do Ipanema com motor a etanol.


Texto Anterior: Aviação: BRA fará vôos regulares de Congonhas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.