São Paulo, sexta-feira, 26 de outubro de 2007

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Maioria das redes de supermercados amplia encomendas para o Natal

Pesquisa mostra que 65% aumentaram pedidos prevendo ceia mais farta

TATIANA RESENDE
DA REDAÇÃO

Na expectativa de uma ceia natalina mais farta, os supermercadistas aumentaram os pedidos para o final de ano. Pesquisa da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) aponta que 65% dos entrevistados tiveram incremento nas encomendas para abastecer as gôndolas com relação a 2006. A maioria das empresas projeta crescimento de 11% nas vendas.
"O que deve afetar muito as compras é a modalidade de financiamento", afirma Sussumu Honda, presidente da entidade. Na Páscoa, lembra, havia ovos de chocolate parcelados em até dez vezes.
Entre os produtos nacionais que tiveram os pedidos aumentados, estão panetone, frutas secas, vinho, cerveja, refrigerante, chester, peru, frango congelado, pernil, lombo e brinquedos. Já nos importados, barateados pela valorização do real em relação ao dólar, 46% dos supermercadistas ampliaram as encomendas, com destaque para os vinhos.
Na opinião do professor da FGV (Fundação Getulio Vargas) Silvio Laban, essa é a época do ano em que os consumidores têm "menos freios no comportamento". "Num momento festivo como esse, é uma tendência se dar ao direito de algumas indulgências, comprando produtos que não se consome regularmente", comentou, lembrando o impulso dado pelo pagamento do 13º salário.
Em média, as vendas em dezembro apresentam incremento de 25% a 40% nos supermercados, dependendo do porte da loja, com relação a novembro.
Os grandes varejistas corroboram as expectativas apontadas na pesquisa, refletindo o cenário econômico favorável que permeou todo o ano. No Grupo Pão de Açúcar, é esperado um crescimento de 30% nas vendas de itens sazonais com relação a 2006. No Wal-Mart, a alta no faturamento deve chegar a 20%. Já no Carrefour, as projeções são de 12% nos produtos alimentares e 15% nos demais.
Segundo a Abras, as vendas no acumulado do ano até setembro, descontada a inflação, cresceram 6,46% no confronto com igual período de 2006.


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