São Paulo, sexta-feira, 27 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

NOVA SOJA
A Embrapa desenvolveu uma cultivar de soja de sabor suave, mais adocicado que a tradicional, a BRS 267. A nova cultivar estará disponível para o mercado multiplicador de sementes na próxima safra, mas só na safra 2007/08 as sementes estarão liberadas para cultivo.

ORGÂNICOS
Os produtos orgânicos cultivados pelos agricultores familiares ganharam novo aporte para a comercialização no mercado externo. A certificadora alemã BCS Öko-Garantie e a Chão Vivo (associação de certificação de orgânicos) fecharam convênio para promover a exportação.

CARNE EM SP
O mercado de suíno mantém o ritmo de queda nos frigoríficos, devido às fracas vendas e à boa quantidade de animais para o abate. Ontem, a arroba chegou a ser negociada a R$ 29 em algumas praças. Neste ano, o preço já caiu em média 25%.

CANA
Governo aprova projeto de crédito de carbono A Açúcar Guarani está a um passo de poder comercializar créditos de carbono no mercado internacional. A Comissão Interministerial de Mudança Global do Clima, do governo federal, aprovou o projeto da empresa de co-geração de energia por meio da biomassa (bagaço da cana-de-açúcar). O projeto foi encaminhado para a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática (UNFCCC, na sigla em inglês), órgão da ONU. Após ser aprovado pela organização, o projeto terá de ser submetido a auditoria que validará as não-emissões de gás carbônico geradas pelo projeto até o momento e a forma de controle das mesmas.

12º AUMENTO
Os preços do açúcar mantêm o ritmo de alta no mercado externo. Ontem, o primeiro contrato negociado em Nova York subiu 3,2% -é a 12ª alta consecutiva. Em um ano, o produto já subiu 99%. A elevação se deve à forte demanda externa.

ALGODÃO 1
Com uma safra maior na China -o maior produtor-, a Cotlook aumentou a sua previsão para a produção mundial de algodão para 24,8 milhões de toneladas, contra os 24,5 milhões de dezembro.

ALGODÃO 2
Relatório do governo dos EUA confirmou o declínio do setor têxtil no país: foram processados 20 mil fardos (de 227 quilos) de algodão por dia em dezembro, 21% menos que em igual mês de 2004 e o menor desde dezembro de 1984.


Texto Anterior: Concorrência: Produtoras de suco de laranja negam cartel
Próximo Texto: Negócios: Vale fará investimentos de US$ 4,6 bi no ano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.