São Paulo, quarta-feira, 27 de fevereiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Parte do ganho do Plano Real já foi corroída

DA REPORTAGEM LOCAL

Os números divulgados ontem pelo IBGE mostram que o terceiro ano consecutivo de perdas salariais corroeu parte dos ganhos que o Plano Real, quando permitiu o controle da inflação, deu aos trabalhadores.
Até o final de 1998, os ganhos salariais, em relação a julho de 1994, quando foi lançado o real, chegaram a 40%, segundo o IBGE. Nos últimos três anos, no entanto, a piora das condições no mercado de trabalho reduziu esse ganho para 18,6%.
A reversão da tendência de aumento dos rendimentos ocorreu em 1998, ano que registrou a segunda maior taxa de desemprego do Real -7,88%, em dezembro.
O mercado de trabalho já dava sinais de desaquecimento no ano anterior: em 1997, a taxa de desemprego saltou para 6% em dezembro. Em janeiro de 1998 ela subiu para 7,25% e só voltou a ficar abaixo de 7% a partir de novembro de 2000.


Texto Anterior: Trabalho: Renda do brasileiro cai pelo 3º ano seguido
Próximo Texto: Desemprego sobe para 6,8%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.