São Paulo, terça-feira, 27 de abril de 2004

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EXPORTAÇÃO

Carregada, embarcação pesará 540 mil toneladas

Vale construirá supernavio para levar minério de Carajás à China

DA SUCURSAL DO RIO

A Vale do Rio Doce vai construir o maior navio de transporte de cargas sólidas do mundo especificamente para transportar minério de ferro de Carajás (PA) para a China. O navio carregado terá 540 mil toneladas de porte e embarcará o minério no porto de Ponta da Madeira, no Maranhão.
A decisão foi anunciada ontem pelo diretor de Planejamento e Gestão da Vale, Gabriel Stoliar, em seminário sobre as relações Brasil-China, na sede do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), no Rio. A China é hoje a maior compradora de minério da Vale.
Segundo Stoliar, ainda não está decidido se o navio será encomendado pela própria Vale ou se a mineradora vai optar por um contrato de aluguel (afretamento) com uma operadora de transporte de cargas. Ele disse também que, embora haja interesse, ainda não está decidido se a embarcação será feita no Brasil.
O maior navio de cargas do mundo, o Jahro Viking, é do tipo petroleiro e tem porte total (peso mais carga) de 565 mil toneladas. O maior transportador de cargas sólidas é o Berge Stahl, de 365 mil toneladas, que opera no transporte de minério entre Ponta da Madeira e Roterdã (Holanda).

Furlan
No seminário "Brasil-China no Século 21", organizado como parte dos preparativos da viagem do presidente Lula à China, no fim de maio, o ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, disse que uma das metas do governo é aumentar o valor agregado nas vendas aos chineses.
Embora a China tenha se tornado o terceiro maior parceiro comercial do Brasil em 2003, atrás dos Estados Unidos e da Argentina, as vendas brasileiras para aquele país estão concentradas, basicamente, em minério de ferro, produtos siderúrgicos e soja. Os negócios Brasil-China somaram US$ 6,68 bilhões em 2003.
À tarde, o economista Fernando Puga, do BNDES, apresentou um estudo segundo o qual as maiores potencialidades de aumento das vendas brasileiras para a China estão em três produtos: um básico (frango congelado), um intermediário (celulose) e um industrializado (compressor).


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