São Paulo, sexta-feira, 27 de abril de 2007

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Mercado Aberto

@ - guilherme.barros@uol.com.br

Mudança na carteira segura juro, diz Febraban

O "spread" bancário sofreu uma nova queda em março, segundo relatório divulgado ontem pelo Banco Central. A queda foi de 0,7 ponto percentual entre fevereiro e março e de 3,5 pontos percentuais em 12 meses. O número de março representa o menor patamar desde julho de 2001.
Segundo Nicola Tingas, economista-chefe da Febraban, o "spread" poderia cair numa velocidade maior não fosse uma mudança que ocorre hoje no perfil da carteira de empréstimos dos bancos.
Além dos efeitos já conhecidos do compulsório, da cunha fiscal e do crédito direcionado, outros dois fatos também influenciam o "spread". Os bancos estão tendo que conceder empréstimos que representam mais riscos do que antes e, ao mesmo tempo, alongar os prazos dos financiamentos.
Essa mudança no perfil das operações dos bancos reflete, na verdade, de acordo com Tingas, o atual momento de enorme liquidez financeira no planeta. As grandes empresas brasileiras não precisam mais recorrer aos bancos para obter recursos. Elas podem conseguir dinheiro mais barato por meio do mercado de capitais ou de lançamentos externos.
"Essa grande liquidez no mundo está obrigando os bancos a trocarem os empréstimos de baixíssimo risco das grandes empresas para empréstimos de riscos crescentes", diz Tingas.
Dessa forma, os bancos brasileiros estão buscando novas alternativas para baixar o risco de suas operações, como a aposta cada vez maior na prestação de serviços. Tingas diz que essa guinada no perfil dos bancos ocorre no mundo inteiro, e é isso que explica esse grande movimento de fusões.
Diante dessa mudança nas operações, saindo do acatado para concentrar as apostas no segmento de varejo, os bancos precisam cada vez mais ganhar em escala e em eficiência, já que a tendência é a de queda da lucratividade e de aumento da inadimplência.
Tingas diz que medidas como a implementação do cadastro positivo e de redução do compulsório poderiam fazer com que o "spread" caísse com velocidade maior. Ele não concorda com a crítica de que a competição é baixa entre os bancos e que esse seria um fator que impede a queda do "spread". A maior prova, a seu ver, de que há competição no setor é que os "spreads" estão em queda e os prazos dos financiamentos estão mais longos, e essa é a tendência daqui para a frente.

ECOS DA PIRATARIA
Depois de 19 anos à frente da Videolar, a maior fabricante de CDs e DVDs do país, o gaúcho Lírio Parisotto, 52, está deixando a presidência da empresa. A partir de janeiro de 2008, a sua cadeira será ocupada por Phillip Wojdyslawski, que é sócio da empresa, com 20% de participação. Parisotto, que detém 74% do controle da empresa, passará a se dedicar à busca de novas oportunidades de novos negócios, principalmente na área petroquímica. Ele cansou de enfrentar a pirataria e o contrabando. No ano passado, a Videolar faturou R$ 1,4 bilhão e registrou um lucro de R$ 87 milhões. Parisotto calcula que as vendas piratas e contrabandeadas somem mais do que o dobro. As vendas de CDs e DVDS não param de cair. "A pirataria faz a festa", diz Parisotto.

RUMO À AFRICA
A consultoria brasileira Symnetics, especializada em projetos de gestão da estratégia, irá ampliar seus negócios na África. A empresa, que no ano passado foi contratada pela Sonangol, maior petrolífera do continente, para criar mecanismos de acompanhamento de seu plano de negócios, acaba de conquistar a conta do Ministério da Agricultura de Angola. "A África se tornou um mercado importante para os serviços de gestão, e o modelo brasileiro tem se mostrado mais atraente do que o proposto por consultorias européias", afirma André Coutinho, diretor da Symnetics, responsável pelos negócios da empresa no continente. Atualmente, a consultoria está implantando o modelo de gestão da estratégia do Ministério da Agricultura, no Brasil. Ela também atua na Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo e na prefeitura de Porto Alegre.

PLANO DE VÔO
O conselho de administração da TAM sofrerá mudanças hoje que irão promover uma grande guinada nos rumos da companhia.

AMPLIAÇÃO
A AmBev abrirá 80 novas vagas na fábrica da Cintra de Piraí, no Rio de Janeiro. O objetivo é ampliar a produção da unidade, principalmente de refrigerantes. A prioridade continua sendo a H2OH!, que continua aumentando sua participação no mercado. Há um mês, a AmBev comprou as duas fábricas da Cintra.

DISPUTA
A Schincariol e a Femsa já procuraram a Cintra, interessadas nas marcas Cintra e Mulata e no sistema de distribuição. Os revendedores também estão na disputa.

NA VITRINE
A Faber-Castell terá um quiosque no Iguatemi.

DIÁRIA
Mais de 40% de turistas de negócios questionados em pesquisa do Hyatt Place se absteriam de sexo, café ou celular em troca de uma boa noite de sono.

EM ALTA
O nível de emprego da construção pesada teve alta de 3,76% em março comparado a fevereiro. Foi a primeira elevação do ano, com a admissão de 1.221 trabalhadores. Segundo o Sinicesp (sindicato do setor), o acumulado dos últimos 12 meses registra queda de 3,07%, com o fechamento de 1.068 postos devido a três quedas sucessivas em dezembro, janeiro e fevereiro. Em março de 2006, o setor empregava 34.774. Em março deste ano, as empresas do Sinicesp contabilizaram 33.706. Quando o estudo começou, em 1986, o setor empregava mais de 130 mil.

INVESTIMENTO
A nova loja da Livraria Cultura, no Conjunto Nacional, em SP, terá um custo de R$ 6 milhões.

SAMOVAR
Alexander Medvedev, vice-presidente da Gazprom, companhia de produção e distribuição de gás da Rússia, está no país para assinar contrato com a brasileira Propower Energy, que prevê a venda de Certificados e Redução de Emissões, segundo o Protocolo de Kyoto, para a empresa russa até 2012. O negócio pode representar até dois milhões de toneladas ao ano em créditos de carbono de projetos MDL.

MÚLTIPLA ESCOLHA
A Procter & Gamble, em 2006, no Brasil, conduziu mais de 150 pesquisas sobre hábitos dos consumidores. Foram em média três pesquisas por semana. Mais de 30.000 pessoas foram ouvidas para orientar decisões sobre lançamentos e embalagens, por exemplo.


com ISABELLE MOREIRA e JOANA CUNHA

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