São Paulo, terça-feira, 27 de abril de 2010

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WMcCann quer estar entre as 5 maiores até o fim do ano

União da W/, de Olivetto, com a McCann não envolve dinheiro nem troca de ações

Agência de publicidade, que ocupa o 8º lugar no ranking do país, descarta demissões e diz que vai contratar para crescer

MARIANA BARBOSA
DA REPORTAGEM LOCAL

A WMcCann, resultado da união entre a W/, de Washington Olivetto, e a multinacional McCann Erickson, anunciada oficialmente ontem, nasce com o objetivo de entrar para o grupo das cinco maiores agências do país até o final do ano.
Pelo ranking do ano passado do Ibope Monitor, que mede o investimento dos clientes das agências em compra de mídia, as duas somadas ficam em 8º lugar, com receita bruta de R$ 1,3 bilhão. "Não estamos despedindo ninguém. Nós vamos contratar mais gente, pois estamos crescendo", disse Luca Lindner, diretor regional do McCann Worldgroup para América Latina e Caribe.
"Essa não é uma operação para ganhar rentabilidade, pois as duas agências são muito rentáveis. Queremos crescer em faturamento e chegar ao top 5."
Os detalhes da operação não foram divulgados. Lindner e Olivetto afirmam que não houve desembolso de dinheiro nem troca de ações. "O que se fez agora é única e exclusivamente uma união ideológica", disse Olivetto. "Não precisa colocar dinheiro. A gente estabeleceu metas para o futuro. E aí, quando elas forem cumpridas, a cada ano, você opta como quer receber, se em dinheiro ou opção de ações."
Olivetto assume como presidente do conselho da WMcCann e também como diretor criativo (Chief Creative Officer) do McCann WorldGroup da América Latina e Caribe, cargos criados para ele.
Pelo acordo, dentro de sete anos, quando completar 65, Olivetto deixará as duas funções e assumirá como embaixador criativo da WMcCann no Brasil e do McCann Worldgroup no mundo.
Para a McCann, a união representa um maior acesso aos clientes brasileiros, uma vez que contas de multinacionais sempre foram o foco da agência. "A propaganda brasileira está crescendo muito, particularmente com empresas brasileiras", disse Lindner. "A McCann nunca foi muito capaz de se conectar com esse tipo de cliente."
Para Olivetto, a união é uma oportunidade para "imortalizar" a marca W. "Agora posso me preparar para imortalizar a minha marca como um cara que fez um pouco da história da publicidade mundial. No ano em que a McCann completa 75 anos de Brasil, virar WMcCann, para o meu ego, é muito gostoso", disse Olivetto. "Estamos todos muito felizes."
A nova agência nascerá oficialmente no dia 1º de maio. Mas, em vez de trabalhar no feriado, a equipe dos escritórios de São Paulo e do Rio vai comemorar com um churrasco em cada cidade, em horários diferentes para que a diretoria possa comparecer às duas festas.
No dia 31 de maio, a agência vai celebrar a união com um show do ex-ministro Gilberto Gil em São Paulo. A ideia, como está dito no comunicado divulgado ontem, é comemorar com amigos, clientes, "cerebridades" e celebridades.
O mestre de cerimônias será Ivan Zurita, presidente da Nestlé e cliente das duas agências. O executivo-chefe do grupo McCann, Nick Brien, também virá para a festa.


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