São Paulo, terça-feira, 27 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ATÉ TU?

Teria sido apenas "um engano"

Presidente da Bolsa de NY não declarou ações

DO "FINANCIAL TIMES"

Richard Grasso, presidente da New York Stock Exchange (a Bolsa de Nova York) e um dos defensores da moralização corporativa nos EUA, não declarou de maneira apropriada as ações que recebeu como executivo do setor privado. Grasso e outros diretores da Computer Associates não informaram à SEC (Securities and Exchange Commission) que ganharam ações como comissão, nos últimos cinco anos.
Pela legislação norte-americana, operações desse tipo precisam ser registradas na SEC, a agência federal de fiscalização do mercado financeiro e das empresas de capital aberto. De acordo com a Computer Associates, Grasso cometeu a irregularidade em decorrência de um "erro de interpretação" do departamento jurídico da companhia.
O episódio demonstra como até mesmo os mais sofisticados executivos podem ser levados ao erro por causa das complicadas regulamentações do mercado de capitais. Grasso não foi o único alto executivo a incorrer no engano.
O antigo senador Alfonse D'Amato, que chegou a presidir a Comissão Financeira do Senado, e três outros membros do conselho de administração da Computer Associates cometeram a irregularidade pelo mesmo motivo.
O porta-voz de Grasso disse que o presidente da Bolsa de Nova York não iria comentar o assunto. A Computer Associates, uma das maiores empresas de software dos EUA, informou que houve apenas um erro "técnico" que não teria impacto significativo nos balanços financeiros.

Mais problemas
A empresa de transporte e armazenagem U-Haul está sendo investigada pela SEC devido à demissão de sua empresa de auditoria e a uma série de problemas financeiros e contábeis.
A própria companhia reconheceu a existência de deficiência em seu controle interno. A SEC quer saber o que levou a U-Haul a dispensar os serviços da PricewaterhouseCoopers, com quem vinha trabalhando havia 24 anos.


Texto Anterior: Riqueza americana: Venda de casas novas bate recorde nos EUA
Próximo Texto: Colapso argentino: Para FMI, país ainda não cumpriu exigências
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.