São Paulo, terça-feira, 27 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo faz campanha para elevar safrinha

DA REDAÇÃO

A produção de milho está perigosamente se desviando para a safra de inverno, diz Fernando Muraro. Os produtores estão optando pela soja no verão e deixando o milho para a safra de inverno. A safrinha deverá ser responsável por 30% da produção nacional na safra 2002/3. No início da década de 90, a colheita de milho safrinha era responsável por apenas 4% da safra nacional.
A participação atual da safrinha é um perigo constante para a oferta nacional de milho. O clima neste período do ano é muito instável e qualquer geada poderá provocar sérios estragos na produção. Qualquer problema na safra de verão, que atrase a colheita de soja, poderá inviabilizar o plantio da safrinha, diz ele.
Preocupado com a redução de plantio na safra de verão, o governo lançará nesta semana uma campanha de orientação para os produtores que optaram pelo milho neste período do ano. A campanha busca gerar maior produtividade, segundo Antônio Bahia Filho, chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo.

Sementes
Uma das principais recomendações da campanha será a de o produtor seguir a época de plantio da região. Para cada dia de atraso no plantio, o produtor poderá perder 30 quilos por hectare. O agricultor deverá escolher, ainda, as sementes recomendadas para a região, pois elas são responsáveis por até 50% do rendimento da produção, diz Bahia.
O chefe da Embrapa diz ainda que o produtor deverá ficar atento à quantidade de semente a ser semeada por hectare e não deixar de fazer a adubação da terra.
A campanha da Embrapa vai destacar também a necessidade do controle das pragas e das plantas daninhas. Só estas últimas poderão provocar quebra de 13% na safra, diz Bahia.


Texto Anterior: Dólar poderá definir cotação no próximo ano
Próximo Texto: Financiamento: Pratini pede mais crédito à exportação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.