São Paulo, quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plataforma de Tupi será feita no Japão

DA SUCURSAL DO RIO

A Petrobras confirmou ontem que a primeira plataforma de petróleo de grande porte destinada ao campo de Tupi -área do pré-sal com reservas estimadas em até 8 bilhões de barris- será construída no Japão. A decisão suscitou críticas de sindicalistas do Rio de Janeiro.
O anúncio foi feito em Tóquio pela Modec, empresa que venceu a licitação do projeto. O contrato prevê a construção, o afretamento e a operação de um navio-plataforma que atuará no projeto piloto de Tupi. A unidade será alugada para a Petrobras por 15 anos, com opção para renovação por mais cinco anos. O valor do negócio não foi divulgado.
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio, Luiz Chavez, disse que serão criados 5.000 empregos no Japão. "A Petrobras está contrariando uma determinação do presidente Lula, que já disse que a indústria nacional seria contemplada. Nos últimos seis anos, das 18 plataformas encomendadas, 12 favoreceram empresas estrangeiras."
A plataforma tem capacidade para produzir 100 mil barris por dia e deverá chegar ao Brasil no fim de 2010.


Texto Anterior: Petrobras apresenta proposta de capitalização
Próximo Texto: Lula volta a defender refino do petróleo de reservas do pré-sal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.