São Paulo, Sexta-feira, 27 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AGRICULTURA
Para ministro, renda derruba preços
Pratini ataca subsídio da Europa e dos EUA

WAGNER OLIVEIRA
da Agência Folha, em Curitiba

O ministro da Agricultura, Marcus Vinícius Pratini de Moraes, disse ontem em Curitiba (PR) que os produtos agrícolas enfrentam atualmente os mais baixos preços dos últimos tempos por causa da queda na renda da população.
""Nós estamos assistindo neste momento ao período de preços mais baixos desde que eu me conheço por gente, por exemplo, para açúcar e soja", disse o ministro.
Moraes afirmou que o subsídio dos governos europeus e norte-americano é um dos motivos da ""pobreza da agricultura brasileira".
Segundo o ministro, a Europa dá US$ 500 de subsídio por tonelada de açúcar, quando o Brasil exporta o produto por US$ 140 a tonelada.
""Não podemos competir nem com o Tesouro de Bruxelas nem com o Tesouro de Washington", disse Pratini de Moraes.
Para o ministro da Agricultura, a saída para a agricultura brasileira é conseguir aumento de mercado com a diminuição dos custos dos produtos para o consumidor, fim dos subsídios estrangeiros e investimento em marketing dos produtos brasileiros no exterior.
""O Brasil se vende muito mal. Nós gostamos de vender coisa ruim e não sabemos vender as coisas boas que o país faz."
O ministro diz que estará amanhã em Buenos Aires para discutir com ministros da Agricultura dos Estados Unidos, Chile, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Argentina a estratégia dos países produtores da OMC (Organização Mundial do Comércio).


Texto Anterior: Liminar pode não deter ICMS menor em SP
Próximo Texto: Cimento: Transportador faz protesto hoje em SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.