São Paulo, sábado, 27 de setembro de 1997.



Próximo Texto | Índice

PAINEL S/A

Na prancheta
Pesquisa da Trevisan Auditores mostra que, das empresas fechadas (58% das entrevistadas), 13% estudam a abertura de capital e a cotação em Bolsa -para obter fundos para investimento ou para viabilizar novas parcerias.

Lição de casa
Para a maioria das empresas (95%), as demonstrações contábeis são um eficiente instrumento de gestão. Mas 33% declararam não estarem aptas a implementar as alterações do projeto da nova Lei das S/As, diz a Trevisan.

Abrindo as portas
A Rocha Azevedo, empresa de marketing promocional, está se expandindo para o Mercosul. Abre escritórios, com parceiros locais, no Uruguai e na Argentina, esperando faturar US$ 6 milhões.

No ponto
Segundo a Rocha Azevedo, como a disputa pelo cliente no Brasil está se dando nas lojas, o marketing promocional tem abocanhado 40% das verbas totais.

Qualidade de vida
A Du Pont lança moda com a remuneração total, que concilia ganhos mensuráveis (em dinheiro) e não mensuráveis (salas de ginástica, restaurante com 13 cardápios por dia, por exemplo), diz o consultor Sérgio Amad Costa.

Festa com feiras
O Shopping D faz seu terceiro aniversário promovendo três feiras: informática (que começou ontem), móveis e invenções.


Contornando problemas
Sergio Porto, do SindusCon-SP, diz que Covas "encontrará uma fórmula que atenda a Constituição (o STF considerou inconstitucional, por vincular receitas, a cobrança adicional de 1% do ICMS) e assegure os recursos necessários à construção de casas populares".

Metas vinculadas
O governo paulista prevê a construção de 135 mil moradias no biênio 97-98. Para o próximo ano, contava com R$ 465 milhões provenientes do ICMS.

Coro dos descontentes
A Federação Única dos Petroleiros diz que o acordo entre a Petrobrás e a Odebrecht fere o artigo 37, inciso 20º, da Constituição. "Se fosse respeitada a Constituição, o acordo deveria ter aprovação do Legislativo e o favorecimento seria evitado", diz Carlos Spis, da FUP.

Sem vacilar
Estudo do Citibank mostra que existem elementos comuns em todos os processos de ataques especulativos contra a moeda. O mais importante é a percepção de que a situação da economia impediria alta dos juros. No Brasil, acredita, o governo não hesitaria.

Escola nos pampas
O Mercosul motivou o Student Travel Bureau a lançar, depois de 27 anos de atividade, seu primeiro curso de idiomas na América Latina: espanhol na Argentina.

Em expansão
O mercado de embalagens de vidro para cosméticos e perfumaria no Brasil -300 milhões de unidades- deve crescer 15% neste ano, diz Luiz Antônio de Azevedo, da Wheaton, em palestra hoje, no auditório da Feira da Cosmética 97.

Os eleitos
Ganharam o Prêmio Abrace (reúne os grandes consumidores de energia) o ministro Raimundo Brito -personalidade pública- e Stephan Salej, da Fiemg -personalidade empresarial.

E-mail: painelsa@uol.com.br



Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.