São Paulo, sexta-feira, 27 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PECUÁRIA

Aftosa faz Brasil fechar fronteira com Paraguai
O governo brasileiro fechou, na terça-feira, a fronteira entre o Paraguai e o Estado de Mato Grosso do Sul. A medida visa evitar que animais afetados por um suposto foco de aftosa no vizinho cruzem a fronteira e contaminem o rebanho brasileiro.
Outra medida preventiva tomada pelo Ministério da Agricultura foi antecipar a campanha de vacinação contra a doença no Estado. A imunização, que deveria ter início em novembro, começou ontem e vai até o fim de outubro.
Segundo o governo paraguaio, foram registrados casos de doenças semelhantes à aftosa no município de Corpus Christi, a 22 km da fronteira com MS.
De acordo com o Ministério da Defesa, já estão sendo mobilizadas unidades do Exército em três cidades na fronteira para evitar a circulação de animais entre os dois países. O pedido de apoio militar foi feito pelo Ministério da Agricultura logo após ter sido notificado do problema por autoridades paraguaias.
O objetivo do fechamento é preservar o rebanho de MS, o maior do país. Os mais de 23 milhões de cabeças do Estado são considerados livres de aftosa e, por esse motivo, podem ser exportadas livremente. Do total no Estado, 3,5 milhões são criados na região de fronteira. (DA REPORTAGEM LOCAL)


Texto Anterior: Panorâmica - Energia: Dívida da Light de R$ 88 mi com Furnas é paga
Próximo Texto: Fraudes do capital: Diretor da Enron será processado criminalmente
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.