São Paulo, sexta-feira, 27 de setembro de 2002

Texto Anterior | Índice

Contratação com carteira assinada cresce pelo oitavo mês consecutivo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Em agosto foram criados 78 mil novos postos de trabalho no país, um crescimento de 0,36% no emprego com registro em carteira em relação a julho, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho.
De janeiro a agosto foram criados 819,9 mil novos empregos, o que representa um aumento de 3,86% em relação ao total de empregos com carteira assinada registrado em dezembro.
Técnicos do ministério informaram que agosto foi o oitavo mês consecutivo de crescimento. Foi registrada expansão no número de empregos criados em quase todos os setores analisados pelo ministério.

Anos 90
Segundo Leonardo Rolim, assessor econômico do Ministério do Trabalho, as empresas voltaram a contratar depois de um período de reestruturação que durou toda a década de 90.
"As empresas chegaram a 2002 muito enxutas. Qualquer crescimento das empresas hoje depende de mais contratações. Qualquer crescimento na atividade econômica, mesmo que pequeno, é suficiente para gerar emprego", afirmou o assessor.

Serviços
O setor que mais expandiu o número de empregos foi o de serviços, responsável em agosto pela criação de mais de 38 mil vagas. O comércio veio em segundo, com a criação de 26,5 mil vagas. O setor agrícola foi o que mais apresentou perdas nesse mês, com registro de menos 10,6 mil empregos.
De acordo com Rolim, também influenciou no aumento da criação de vagas a elevação da média anual de ações fiscais nas empresas, que saltou de 300 mil, em 1999, para 500 mil nos anos seguintes.


Texto Anterior: Governo vai acabar com livro de empregados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.