São Paulo, Sábado, 27 de Novembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INFRA-ESTRUTURA
Bezerra quer usar fundos
Ministro quer apoiar projetos estrangeiros

da Sucursal do Rio

do enviado especial ao Rio

O ministro da Integração Regional, Fernando Bezerra, admitiu ontem a possibilidade de usar os fundos federais para financiamento às economias das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste para complementar financiamentos de projetos de infra-estrutura de empresas estrangeiras nas três regiões.
Durante entrevista concedida após fazer palestra no 19º Enaex (Encontro Nacional de Comércio Exterior), no Rio, Bezerra disse que deverá levar ao presidente Fernando Henrique Cardoso, no dia 9 de dezembro, proposta de mudanças nas normas de aplicação dos fundos para dar mais dinamismo a eles.
Entre as propostas de aplicação dos chamados "fundos constitucionais", que representam R$ 1,95 bilhão no próximo ano, está a adoção de "uma política de juros compatível com as necessidades da região".
Essa política, segundo ele, significaria juros fixos, negativos para as pequenas empresas e positivos para as grandes, com algum mecanismo compensatório para o caso de a inflação ser maior ou menor que a meta do governo (6% no ano 2000).
Também mudaria a forma de concessão de descontos sobre os juros das prestações pagas a esses fundos, administrados pelo Banco do Brasil, pelo Banco do Nordeste e pelo Basa (Banco da Amazônia S.A.).
Hoje, o desconto é dado previamente, chegando a 60%, dependendo do setor. Bezerra quer que ele seja dado de acordo com a pontualidade do tomador no pagamento das prestações. O objetivo é combater a inadimplência.
A abertura dos fundos para financiar infra-estrutura seria outra das mudanças. Eles hoje são direcionados apenas para financiar a produção.
Na abertura para obras de infra-estrutura, Bezerra disse que não vê motivo para se "discriminar a origem do capital" na hora de conceder o financiamento.



Texto Anterior: Pesquisa do Dieese já registrou queda em outubro
Próximo Texto: Varejo: Pão de Açúcar reabre Mappin Praça Ramos na próxima 2ª
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.