São Paulo, Sábado, 27 de Novembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"ANTIGUIDADE"
Medida visa atrair clientes para o centro
Patrimônio histórico é reformado em SP

da Reportagem Local

Com a fuga dos hóspedes, os hotéis do centro da cidade de São Paulo mostram dificuldades para enfrentar a crise da baixa ocupação.
Mesmo com preços mais baixos do segmento, a taxa de ocupação permanece a mesma dos grandes hotéis.
Apesar disso, o antigo hotel Atlântico investe em uma reforma para mudar a situação. Situado na avenida São João, próximo à alameda Campinas e rua General Osório, o edifício do antigo hotel pertence à família Sousa Pinto e está tombado pelo patrimônio histórico, o que dificulta a realização de obras de reforma e ampliação.

Legislação
Só que o imóvel deverá ser o primeiro a ser beneficiado pela lei municipal número 12.349/97, que instituiu a chamada Operação Urbana Centro.
Em linhas gerais, a lei estabelece que todo imóvel da cidade tem um potencial construtivo (como exemplo, uma casa qualquer tem 200 metros quadrados de área construída, mas poderia ter o dobro pela lei; a diferença é o chamado potencial construtivo).
Em imóveis tombados, é proibida a realização de obras de ampliação ou que os descaracterizem, mas ainda assim têm o potencial construtivo.
A lei municipal de São Paulo número 12.349/97 permite que o proprietário venda esse potencial construtivo para outra pessoa, desde que o comprador utilize esse potencial em imóveis fora do centro.
O dinheiro recebido pelo projeto é depositado em uma conta conjunta do proprietário do imóvel tombado com a prefeitura e só pode ser usado sob fiscalização.
"O projeto do hotel Atlântico deve ser o primeiro a ser aprovado pela prefeitura. Será um passo importante para o começo da revitalização do centro", disse Daniel Ribeiro, sócio da construtora GD8, responsável pelo gerenciamento do projeto do Atlântico, que deverá mudar de nome. (MMr).


Texto Anterior: Hotelaria: Baixa ocupação derruba diária de hotel
Próximo Texto: SP deve ter mais 5 centros de exposição
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.