UOL


São Paulo, quinta-feira, 27 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fosso da construção civil piora no período

DA REPORTAGEM LOCAL

O que estava ruim piorou. A construção civil registrou queda de 7,7% no acumulado dos três primeiros trimestres de 2003 comparados com o mesmo período do ano passado. No primeiro semestre do ano, o tombo acumulado fora de 6,5%, sempre comparado com igual intervalo em 2002.
Não bastasse, a construção civil permaneceu, no terceiro trimestre, como o único subsetor da indústria a ter resultado negativo.
Segundo o IBGE, esteve na contramão dos subsetores de serviços industriais de utilidade pública (expansão de 2,5% no ano), da indústria de extração mineral (2,1%) e de transformação (0,7%). Se considerado o terceiro trimestre contra o mesmo trimestre de 2002, a queda no PIB da construção civil foi de 10,9%.
Uma simulação do Sinduscon-SP (sindicato das empresas), com base em um índice apurado pelo próprio IBGE, o de produção física de materiais de construção, aponta que o decréscimo no ano ficará entre 7% e 8%. Se confirmado, seria a maior queda do PIB para essa indústria desde que o IBGE passou a apurar o desempenho dos subsetores, em 1990. Até agora, o pior resultado foi o recuo de 6,3% registrado em 1992.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Revisão altera taxa de crescimento em 2002
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.