São Paulo, terça-feira, 27 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

análise

Interesse ficou maior, dizem economistas

CRISTIANE BARBIERI
DA REPORTAGEM LOCAL

A 9ª rodada de licitações de áreas para exploração de gás e petróleo deverá gerar grande interesse em empresas nacionais e estrangeiras, mesmo com a retirada dos 41 blocos próximos ao campo de Tupi, segundo especialistas.
Para Nivalde de Castro, do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a retirada acabou tornando a região ainda mais atraente. "Se Tupi não fosse retirado da 9ª rodada, haveria um movimento especulativo muito grande, que inviabilizaria o leilão", diz. "As empresas vão ter interesse maior ainda, principalmente as parceiras da Petrobras."
Alberto Machado, coordenador do MBA em gestão de negócios em petróleo e gás da FGV (Fundação Getulio Vargas), também prevê forte movimentação e lances hoje. Para ele, um dos pontos mais importantes da rodada é o fato de entrarem na disputa áreas novas, principalmente no Nordeste.
"Apesar de a bacia do Vale do São Francisco ser bastante desconhecida, houve grande interesse na região durante a 7ª rodada", diz Machado. "Essas novas fronteiras atraem os investidores."
Segundo ele, também merece destaque o fato de que, para cada R$ 1 bilhão investido pela indústria petrolífera, estima-se que sejam gerados 37 mil empregos diretos e indiretos.


Texto Anterior: Licitação da ANP espera arrecadar mais de R$ 1 bilhão
Próximo Texto: Octavio Frias de Oliveira recebe homenagem durante premiação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.