São Paulo, sábado, 27 de dezembro de 2008

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Temporada de Natal nos EUA termina no vermelho

Vendas caíram entre 5,5% e 8% em comparação a 2007, segundo dados preliminares

Exceção foi Amazon; o site de comércio eletrônico diz ter tido o melhor ano desde sua criação, ajudado pelo mau tempo no fim de ano

SÉRGIO DÁVILA
DE WASHINGTON

A temperatura fez sua parte e proporcionou um Natal branco (de neve) em várias partes do país, mas os comerciantes americanos tiveram de se contentar com o balanço do feriado no vermelho: segundo dados preliminares, as vendas de Natal caíram entre 5,5% e 8% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Mesmo se excluídos gastos com combustíveis e automóveis, ambos em queda livre por conta da crise, ainda assim as vendas baixaram entre 2% e 4%. Os lojistas americanos consideram "Natal" o período de 1º de novembro a 24 de dezembro. Esses 54 dias respondem por entre 30% e 50% das vendas anuais, daí o estrago potencial da queda anunciada, ampliado pelo fato de o consumo girar 70% da economia americana, hoje em recessão.
Os dados divulgados ontem são da SpendingPulse, uma divisão da MasterCards Advisors, por sua vez subsidiária da operadora mundial de cartões de crédito. Segundo o levantamento, que compila vendas não só por cartão, mas também cheque e dinheiro, os itens eletrônicos puxaram a queda, com 27%, seguidos de roupas femininas, com 23%, masculinas (14%) e calçados (13,5%).
"Um ambiente econômico complicado combinado à meteorologia desfavorável na última semana fizeram do final de 2008 um dos piores períodos de compras em décadas", disse Michael McNamara, vice-presidente de pesquisa e análise da SpendingPulse. Os dados oficiais do governo saem só em 9 de janeiro, mas o antecipado ontem preocupou o mercado.
Uma exceção foi a Amazon. O site de vendas online anunciou que este final de ano foi o melhor desde a criação da empresa por Jeff Bezos, em 1994. No melhor dia, 15 de dezembro, foram vendidos 6,3 milhões de itens, o que dá 73 vendas por segundo, e despachados 5,4 milhões de mercadorias, ou 62,5 entregas/segundo.
Entre os mais vendidos, estão o game Wii, da Nintendo, o laptop Aspire One, da Acer, a TV LCD de 52 polegadas da Samsung, o iPod touch de 8 giga, da Apple, o jogo Blokus e o óculos de visão noturna Eyeclops, na seção de brinquedos.
Com a notícia, as ações da Amazon tiveram alta de 5,8% pré-abertura do pregão da Bolsa. O tempo ruim ajudou o comércio eletrônico, disse McNamara, da SpendingPulse, ao forçar as pessoas a fazer suas compras em casa. O setor foi um dos que sofreram a menor queda em relação ao mesmo período de 2007, com baixa de 2,3%, segundo o levantamento.
Com o quadro pouco animador, algumas lojas planejavam cortes nos preços de itens populares neste fim de semana como maneira de atrair clientes para compras em gerais. É o caso da gigante Wal-Mart, que começa a vender amanhã em suas 2.500 lojas o cobiçado iPhone 3G de oito giga por US$ 197 (R$ 467) e o de 16, por US$ 297 (R$ 704). O tamanho do desconto? Dois dólares por item.
Em Washington, no cruzamento da avenida Wisconsin com a rua M, o coração comercial de Georgetown, o movimento era menor do que na chamada Sexta-Feira Negra, que é o dia após o feriado de Ação de Graças, que neste ano caiu em 27 de novembro, mas as lojas também não estavam às moscas. Ajudava o fato de a temperatura, que nos dias anteriores chegara aos nove graus negativos, ter ficado nos cinco positivos.


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