São Paulo, quarta-feira, 28 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Infarto teria matado banqueiro em sítio em Petrópolis, segundo informações não oficiais; cremação deve ser hoje

Walther Moreira Salles morre aos 88 anos

CHICO SANTOS
DA SUCURSAL DO RIO

GUILHERME BARROS
EDITOR DO PAINEL S/A

O banqueiro e embaixador Walther Moreira Salles, 88, morreu ontem de manhã, em seu sítio no município de Petrópolis (região serrana do Rio). Segundo informações não-oficiais, Salles morreu de infarto. O corpo deverá ser cremado hoje, no cemitério do Caju (zona norte do Rio).
Fundador do grupo Moreira Salles, que controla 66,7% do capital votante do Unibanco -quarto maior banco privado do país-, Salles passava os feriados de Carnaval no sítio que tinha no condomínio Denasa, no distrito de Araras, em Petrópolis.
Na noite anterior, Walther Moreira Salles e a mulher, Lúcia, assistiram a uma parte do desfile das escolas de samba na televisão. Ele sentiu uma pequena dor no peito. Lúcia deu-lhe um remédio para aliviar a dor, e o casal foi dormir. Às 6h, Lúcia acordou com o ronco do marido. "O barulho era estanho", disse ela a um amigo da família.
Lúcia chamou uma empregada para ajudá-la. A emprega ainda fez respiração boca-a-boca, mas Moreira Salles não reagiu, aparentemente já morto.
Foi Lúcia quem vestiu o embaixador pela última vez. Uma das maiores características dele, a elegância, foi preservada. No velório, o embaixador foi vestido com um terno inglês de risca de giz e o corpo foi colocado sobre uma mesa no centro da sala.

Velório particular
Em respeito a um pedido que consta em testamento deixado pelo embaixador, só a família e a mulher terão acesso ao velório e à cerimônia de cremação.
Ontem à noite, amigos próximos também estavam sendo admitidos no velório.
Lúcia marcou a cremação para hoje, às 14h, para dar tempo de todos os filhos poderem estar ao enterro. Walter e João estavam no exterior e só chegam hoje de manhã. Fernando, o filho mais velho, estava em Ubatuba e era esperado para ontem à noite.
A família não havia prestado nenhuma informação oficial até as 19h30 de ontem. Um grupo de jornalistas aguardava ontem à noite uma informação oficial da família sobre a morte do banqueiro.
Salles era pai dos cineastas Walter Salles Júnior ("Central do Brasil") e João Salles ("Notícias de uma Guerra Particular").

Unibanco
Nascido em Pouso Alegre, Minas Gerais, em 28 de maio de 1912, transformou o pequeno banco Moreira Salles, fundado em Poços de Caldas (MG), em 1924, no Unibanco, terceiro maior grupo financeiro privado do país até o final do ano passado, quando foi superado pelo Santander, após este ter adquirido o controle acionário do Banespa.
Moreira Salles presidiu o Conselho da Administração do Unibanco até 1991. Foi ministro da Fazenda de 1961 a 1962. Foi também duas vezes embaixador do Brasil em Washington (1952-53 e 1959-60).
Conforme informações de um amigo que pediu para não ser identificado, Salles era cuidadoso com a alimentação e, apesar da idade, sua morte foi considerada surpreendente.
A casa de veraneio do empresário é um sítio localizado dentro de um condomínio fundado pelo ex-presidente da República Juscelino Kubitschek. O nome do condomínio, Denasa, foi tirado do antigo banco Denasa, controlado pelo ex-presidente.



Texto Anterior: Mídia: Disney acerta parceria com revista "Rolling Stone"
Próximo Texto: Repercussão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.